COMUNICAÇÃO PÓS-MODERNA Paulo sai de casa todos os dias às 6 horas, toma banho, se troca, escova os dentes e vai para o trabalho. Fernanda faz quase o mesmo, a diferença é que todos os dias ela leva nas mãos uma pequena sacola, onde carrega seu almoço e algumas frutas. Ambos fazem quase o mesmo trajeto diariamente, pegam o mesmo trem, lotado, no mes- mo horário, às quinze para as sete! Ela, mesmo com a sacola em uma das mãos, utiliza o smartphone com a outra, entretida. Ele, com um grande fone de ouvido, que lhe tapa sobremaneira a lateral do rosto, faz o mesmo; ela pa- rece conversar com alguém; ele assiste a um vídeo através de um famoso aplicativo para celulares. Depois de algum tempo dentro do transporte público, Paulo e Fernanda descem na mes- ma estação, às vezes até pela mesma porta, e seguem cada um para seu local de trabalho, junto a uma pequena multidão que compartilha do mesmo trajeto, hábitos matinais, todos com olhos, ouvidos e mentes voltados para o aparelho, seja dentro ou fora do vagão. O rapaz é estagiário em uma empresa de telecomunicações e a moça uma executiva na área de finanças, assim como Suelen, Marcos, Seu José e Dona Maria que têm suas próprias profissões e que desceram na mesma estação naquele dia nublado de quinta-feira. Se Fernanda e Paulo um dia se conhecerão é impossível prever, se perderem ou quebrarem o celular, talvez eles se conheçam. Caso o trem descarrile obrigando as pessoas a se ajudarem, eles, fatalmente, não se co- nhecerão!? Elaborado especialmente para este material. 4. Retome a questão 3. As hipóteses levantadas podem ser confirmadas ou refutadas? 5. De que forma ocorreu a comunicação entre as personagens do texto? 6. A dupla pontuação (!?), no final do texto, sugere o quê? 7. Que palavras foram utilizadas para retomar os nomes dos protagonistas da narrativa? 8. Quais são as características da crônica, que estão presentes no texto “Comunicação Pós-Moderna”? 9. O que sugere o autor ao utilizar o termo pós-moderno? Explique. 10. Observe o trecho e responda:
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
3 e 4--As hipóteses levantadas no textos são que, o uso de aparelhos celulares dificultam ou impedem a comunicação de pessoas que estão no mesmo lugar, no mesmo horário, todos os dias e não se conhecem ou interagem, por estarem muito entretidas no celular.
5- NÃO OCORREU.Descem sempre na mesma estação
6- Trás enfase para questão do final do texto, colocando dúvida se um dia virão a se conhecer caso não aconteça um acidente ou algo que os tirem a atenção do celular.
7- Ele, Ela e lhe ( pronomes), Rapaz e Moça(substantivos) . Remete aos personagens Fernanda e Paulo.
8- O Cotidiano
9- Sugere o verbo presente Fato Ocorrido no momento em que se fala.
10-
a-Como forma de alienação,fazendo você desligar-se do mundo.
...
Explicação:...
Bigurrilho06:
cade a b?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás