Como o governo Getúlio Vargas, na fase do Estado Novo, lidou com a cultura nacional? 2) O que foi o nacional desenvolvimentismo de Getúlio Vargas?
Respostas
O deputado Getúlio Vargas
Em março de 1909, Vargas foi eleito à Assembléia dos Representantes na legenda do PRR. A Assembléia gaúcha era uma instituição com funções bastante limitadas, devido à extrema concentração de poderes do Executivo estadual. Pela Constituição rio-grandense, o presidente do estado detinha uma autoridade legal equivalente a um poder ditatorial. A Assembléia reunia-se durante três meses por ano com o fim exclusivo de votar o orçamento e examinar as contas do governo. Getúlio iria aproveitar os longos períodos de recesso parlamentar para dedicar-se às suas atividades de advogado em São Borja.
Em março de 1911, casou-se com Darci Lima Sarmanho, filha de Antônio Sarmanho, estancieiro e diretor de banco em São Borja. Dessa união nasceriam os filhos Lutero, Jandira, Alzira, Manuel Antônio e Getúlio.
Em 1913, foi novamente eleito deputado estadual, mas renunciou ao mandato em protesto contra a intervenção de Borges de Medeiros nas eleições de Cachoeira, atual Cachoeira do Sul. Nesse município, a lista de candidatos do PRR havia sido modificada por João Neves e Odon Cavalcanti. Os deputados eleitos foram preteridos por Borges e obrigados a renunciar aos seus mandatos.
Interrompida a carreira parlamentar, Getúlio voltou a São Borja e à sua banca de advocacia. Durante três anos, permaneceram estremecidas suas relações com Borges de Medeiros, que chegou a incentivar a disputa pelo poder entre os Vargas e outros grupos republicanos de São Borja. O grupo liderado por Benjamim Torres e Rafael Escobar passou a hostilizar Viriato Vargas, na época intendente local. Getúlio não se envolveu diretamente na crise, mas procurou defender o irmão das acusações ainda ligadas ao incidente de Ouro Preto. Com o assassinato de Benjamim Torres em março de 1915, as suspeitas recaíram sobre Viriato, que se refugiou na Argentina até ser absolvido. Entrementes, Borges recuou e manteve o general Manuel Vargas na chefia local do PRR.
No final de 1916, Borges de Medeiros buscou reconciliar-se com Getúlio, oferecendo-lhe a chefia de polícia de Porto Alegre. Getúlio recusou o cargo, mas posteriormente aceitou sua inclusão na lista de candidatos à Assembléia. Eleito em 1917, recuperou rapidamente o tempo perdido fora da política. Prestigiado por Borges de Medeiros, começou a desempenhar na Assembléia as funções de líder do PRR, embora sem diploma expresso. Como explicou João Neves, “líder majoritário não havia. A tradição castilhista desconhecia a figura do líder. Talvez porque o Partido Republicano até ali ocupara unanimemente todas as cadeiras. Líder dava a idéia de divisão, de luta, de fracionamento”.
Na Assembléia, Getúlio tomou algumas iniciativas isoladas e pessoais para congregar as forças políticas gaúchas. Em outubro de 1917, ao manifestar o apoio do governo do estado à declaração de guerra do Brasil contra a Alemanha, conclamou os deputados do PRR e do Partido Federalista a superarem suas divergências e “ante o sentimento de perigo comum unirem-se sob a mesma bandeira”. Quando o armistício foi assinado em novembro de 1918, defendeu a concórdia entre os povos, após denunciar a “arrogância” do Império alemão e o “militarismo prussiano”. O discurso foi aplaudido não só por seus correligionários, mas também pelos deputados federalistas.
procura
me desculpa pelo trabalho