Respostas
Resposta:
Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.
Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.
Explicação:
A água é hidrogênio e oxigênio que em contato com a rocha promove reações químicas ou seja, o solo das áreas úmidas é mais profundo pois predomina o intemperismo químico que quebra mais intensamente.
Já o intemperismo físico, vai ser uma desagregação mecânica relacionada a temperaturas diárias de alto grau que faz com que a rocha delate e contraia e na expansão e diminuição, ela é quebrada, consequentemente.
- Se o clima é mais seco, o intemperismo dominante é Físico.
- Áreas úmidas tem solos mais profundos, então é Químico.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.