O darwinismo social, um paradigma positivista do século XIX, permitiu a formação de concepções evolutivas para as sociedades humanas desse período. Essa delimitação é coincidente com o progressivo avanço das nações capitalistas e industrializadas para a África, a Ásia e a Oceania, no que se entendeu por expansão neocolonialista e imperialista. Com base nessas considerações explique: a) Os princípios de orientação do darwinismo social. b) Os principais fatos relacionados com a demarcação evolutiva das sociedades desse período.
Respostas
respondido por:
1
A)
O Darwinismo social coloca uma cultura como mais evoluída do que a outra e isso abriu margem para a expansão da Europa enquanto potência colonizadora.
O evolucionismo para o pesquisador se relacionava a evolução da sociedade e a divisão das menos desenvolvidas como primitivas e as soberanas sendo aquelas que detém a supremacia da evolução, focando na Europa como pilar do mundo.
B)
O conceito de etnocentrismo, surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.
Um exemplo:
A sobreposição de uma cultura por parte da outra: Período Colonial, Europa x África.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás