Respostas
Resposta:
Há cerca de 1.300 anos, o império maia começou a entrar em colapso. Três séculos depois, veio o fim. Sobraram apenas enormes pirâmides e templos para atestar sua existência.
A decadência da civilizaç...
Fim do Império Maia
Os Maias foram uma civilização Pré-Colombiana avançada, que surgiu na atual Guatemala. Porém, entretanto, com a expansão do Império Azteca, e para assegurar a independência, tiveram de se mudar para a Península de Yucatán, uma área muito mais pequena do que a anterior.
Ora, assim, houve um excedente populacional na nova localização do Império Maia. Além disso, as terras da Península de Yucatán eram pouco férteis, pelo que havia falta de alimentos e fome. Como se não bastasse, os Maias, nesta zona, sofreram várias catástrofes naturais, como secas, inundações e tempestades. Já para não falar nos constantes ataques dos Aztecas de que eram vítimas, que só não conquistavam o Império Maia por ser muito pequeno, e estarem mais interessados em expandir-se para a América do Norte. Mas os Maias tinham de pagar pesados impostos aos Aztecas, pela área que haviam perdido.
Com a chegada dos Conquistadores Espanhóis, as coisas não melhoraram. Os Conquistadores aliaram-se a todos os povos subordinados aos Aztecas, quer por vontade dos próprios, quer à força. O mesmo aconteceu com os Maias. Como se sabe, a Conquista do Império Azteca e da sua capital, Tenochtitlán, não foi fácil, e resultou num grande número de mortes. Para além das batalhas, ainda existiam as doenças trazidas pelos Conquistadores, como a varíola, o sarampo e a gripe, que mataram muitos dos seus aliados que não morreram nas batalhas. Depois de tudo isto, os Espanhóis faltaram à sua promessa de ajudarem os Maias a ser novamente independentes. Reividicaram o Império Maia, por os terem ajudado a acabar com os Aztecas. Houve alguma resistência, os Conquistadores facilmente acabaram com ela.
Assim, em 1522, um ano depois da Conquista de Tenochtitlán, o Império Maia teve fim.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.
Bons estudos!