Faça um levantamento sobre a artista que se dedicam a criar obras com material de reúso ou reciclado.
Respostas
Resposta:
Sayaka Kajita é uma artista japonesa que consegue fazer esculturas com peças de plástico como colheres e copos. Ao fazer animais com colheres velhas de plástico, por exemplo, o mais impressionante é como ela consegue dar a ideia de movimento e definir tão bem as formas de cada item que monta.
Erika Iris Simmons reaproveita as fitas de antigas fitas cassetes para criar quadros de ícones da música, como John Lennon e Michael Jackson. Além de aproveitar o material, a ideia da norte-americana é utilizá-las como símbolo do obsoleto para construir a metáfora de como as fitas ajudaram a imortalizar o espírito dos cantores retratados.
Jaime Prades é um artista brasileiro que encontra nas ruas uma de suas matérias-primas: a madeira. Ele recolhe os restos de madeira, que podem ser de móveis velhos, para construir novas peças. Prades tanto refaz móveis quanto constrói “árvores”, isso gera o ciclo da árvore que se transforma em objeto, posteriormente, é descartado no lixo para depois ser reaproveitado. Este trabalho dele é intitulado “Natureza Humana”.
Ann P. Smith é uma norte-americana que aproveita peças de eletrodomésticos e eletrônicos descartados para suas criações. O trabalho da artista consiste em recolher as máquinas sem serventia, desmontá-las para criar as esculturas-robôs. Ela também grava pequenos clipes de stop-motion com as peças. A ideia é dos vídeos é mostrar o ciclo natural dos materiais na terra.
A arte pode andar lado a lado com a sustentabilidade e o Brasil possui grandes nomes de artistas utilizadores de material de reuso ou reciclado. Alguns importantes exemplos são os artistas Bispo do Rosário e o artista Vik Muniz.
O "lixo" vira arte
Desde o começo do século XX é comum que se use para produzir trabalhos artísticos objetos e/ou elementos que já não são considerados úteis, muitos artistas até mesmo recolhem sua matéria-prima do lixo.
Bispo do Rosário
A principal atividade de Arthur Bispo do Rosário era bordar estandartes e pedaços de pano. Para a criação de suas peças ele se utilizava de objetos velhos como vassouras, canecas, garrafas, pedaços de papelão, entre outras coisas que eram deixadas de lado.
Vik Muniz
O trabalho do artista Vik Muniz consiste na criação de imagens com quaisquer tipos de materiais, como, por exemplo, fazer enormes telas apenas com lixo retirado de um aterro sanitário de uma cidade do Rio de Janeiro.
Veja mais sobre arte e sustentabilidade: https://brainly.com.br/tarefa/1474334
#SPJ2