"Verifiquei seus trabalhos." o sujeito desta oração é: a) sujeito indeterminado b) sujeito oculto c) oração sem sujeito d) sujeito simples 2. "Trovejou bastante ontem." a) sujeito oculto b) sujeito simples c) oração sem sujeito d) sujeito indeterminado
Respostas
Resposta:
1-C) 2C)
espero ter ajudado
Olá.
Vamos analisar cada pergunta.
- "Verifiquei seus trabalhos." o sujeito desta oração é?
Para resolvermos questões assim, onde o objetivo é encontrar o sujeito e classificá-lo, inicialmente perguntamos à frase quem é o seu sujeito. Como assim? Veja:
- Quem "verifiquei" (mantemos a conjugação original do verbo na frase para que não haja confusão) seus trabalhos?
Se fossemos responder essa pergunta, a resposta mais coesa seria "eu",
"Eu verifiquei seus trabalhos.". Encontrado o sujeito, resta-nos o classificar. Esse sujeito não é indeterminado, afinal o podemos determinar, a oração nos permite o encontrar em sua estrutura, a oração não é sem sujeito, já que o encontramos, e o sujeito não é simples, afinal ele não estava visível diretamente desde o início.
Com isso, podemos dizer que o sujeito é b) oculto, ou seja, ele não está diretamente presente na oração, mas o contexto nos permite o identificar.
- "Trovejou bastante ontem."
Note que, neste caso, perguntar à frase quem é o seu sujeito não nos leva à uma resposta completa. O máximo que podemos encontrar ao perguntá-la quem seria seu sujeito seria uma resposta como "ele(a) trovejou bastante ontem.", mas ele(a) quem?
Em casos como esse estamos lidando com uma regra que devemos ter em mente: quando tratamos de fenômenos da natureza, o sujeito não existirá, ou seja, será uma c) oração sem sujeito.
Espero ter ajudado.
"Quanto mais sei que sei, menos sei que sei."
Sócrates.