A Usina Irmãos Andrade é uma das usinas mais antigas e tradicionais de Pirassununga, cidade no interior do estado de São Paulo. Fundada em 1950, como engenho de pinga, cresceu a partir dos anos 1980 quando os filhos do fundador assumiram os negócios e passaram a produzir Álcool Etílico Hidratado Carburante (o etanol utilizado em veículos). A terceira geração assumiu os negócios nos anos 2000 e ampliou a capacidade de produção por meio da utilização de novas tecnologias que triplicaram a produtividade da empresa. Em 2010, na comemoração dos 60 anos da empresa, os proprietários lançaram o programa Empreendedorismo Corporativo para estimular o comportamento empreendedor dos seus 5.000 colaboradores, distribuídos nas 3 usinas e nos escritórios da matriz. Todos passaram por treinamentos e foram distribuídos em grupos para discutir ideias e oportunidades. Cada grupo tem um líder que estimula a participação e auxilia na organização das ideias no formato de projetos. O programa trouxe muitos resultados, como os projetos abaixo: Redução do consumo de água: armazenamento da água das chuvas para utilização em jardins e descargas sanitárias - reduziu o consumo em 30%. Redução da geração de lixo de escritório: conscientização e controle das cópias de documentos; reciclagem de papel impresso - reduziu 45% do lixado gerado. Redução de lixo dos processos produtivos: aproveitamento do bagaço de cana para geração de energia. Reduziu o consumo de energia da empresa em 60%. O excesso de energia gerado é vendido a outras empresas da região. O projeto resultou na criação de uma nova unidade de negócios para venda dessa energia. Fonte: elaborado pela autora para fins meramente didáticos. Tomando por base as formas de aplicação do Empreendedorismo Corporativo estudadas na disciplina (Intraempreendedorismo e Corporate Venture), como podem ser classificados os projetos da Usina Irmão Andrade?
brunofr1212:
Tem resposta?
Respostas
respondido por:
9
Os projetos da Usina Irmão Andrade são classificados como projetos de intraempreendedorismo.
O Corporate Venture surge quando são criadas novas iniciativas empreendedora dentro da própria empresa, não envolve todos os funcionários, geralmente são pequenos setores, e podem até virar empresas independentes no futuro, com outro nome, marca e razão social.
Já as praticas de intraempreendedores envolvem toda a empresa, cria um ambiente inovador e um comportamento empreendedor em todos os funcionários.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás