Respostas
Resposta:
Este modelo indica-nos que o átomo é formado por uma pequena região central, chamada núcleo, onde existem dois tipos de partículas: os protões e os neutrões. Em volta do núcleo existe uma região muito maior que se chama de nuvem eletrónica, e é nela que se encontram os eletrões.
Explicação:
Apesar de os átomos serem partículas neutras (não apresentam carga elétrica), no seu interior existem partículas com carga elétrica. Assim, o núcleo tem carga elétrica positiva, porque os protões apresentam carga elétrica positiva. Os neutrões, como o seu nome indica são neutros (não têm carga elétrica). A nuvem eletrónica, por sua vez apresenta carga elétrica negativa, pois os eletrões também têm carga elétrica negativa. O núcleo é muito pequeno em relação ao tamanho do átomo. Se imaginares que o átomo é do tamanho de um campo de futebol, o núcleo será do tamanho de um berlinde no centro do campo.
Não te esqueças:
A carga nuclear é sempre positiva (igual ao número de protões) e a carga da nuvem eletrónica é sempre negativa (igual ao número de eletrões). Os eletrões de um átomo ocupam determinados níveis de energia (o número de eletrões em cada nível de energia é expresso pela distribuição eletrónica). Os principais cientistas responsáveis por esta proposta foram Heisenberg, Schrödinger e Dirac. No entanto houve também outras contribuições importantes que permitiram que chegássemos ao modelo que hoje consideramos como válido.