Respostas
Resposta:
As tirinhas estão sempre presentes nos textos de apoio das provas de Redação, mas também marcam presença na questão objetiva da prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, esse é o tema abordado pela professora Fernanda Bérgamo na dica do Projeto Educação
Utilizadas na prova para medir a capacidade de interpretação e de compreensão do texto pelos estudantes, a tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. Dele também fazem parte a charge, a caricatura, o cartum e a história em quadrinhos, segundo a docente.
"Caricatura é uma fotografia desenhada e evolui para a charge, que tem duas características especiais: é circunstancial e temporal. Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.
As tirinhas também podem trazer à tona questões que dividem as opiniões e deixam parte da população a favor, outra parte contra. "Eu acho que uma coisa é polêmica porque é meio tabu. Eu acho que, se a gente discute, se a gente aprende, se a gente ouve, uma questão deixa de ser polêmica, aí a gente supera. A gente traz a luz da informação e aí a polêmica para", ressalta Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho, uma criança de cabelos azuis que traz questões sociais e ambientais na discussão das suas tiras.
Explicação: