• Matéria: História
  • Autor: josecleiton3
  • Perguntado 6 anos atrás

Em 1808, D. João VI chegou ao Brasil, fugindo das conquistas napoleônicas. A partir de então, o Rio de Janeiro passou a ser a sede do Império Português. O período Joanino (1808-1821) é considerado um precursor do processo de independência do Brasil. Podemos chegar a essa conclusão a partir do entendimento de que: Escolha uma: a. D. João VI sofreu severas críticas durante todo o período em que esteve no Brasil, não conseguindo manter sua autoridade e seu governo, tendo assim que renunciar ao trono de Portugal. b. possibilitou a abertura dos portos brasileiros a países como Inglaterra, facilitando o comércio e o enriquecimento das elites no Brasil. c. a Coroa Portuguesa não tinha interesse de governar o Brasil, tendo em vista que perdera a região da Cisplatina para a Coroa Espanhola. d. o processo de independência foi uma iniciativa do próprio rei português, a partir do momento em que ele resolveu apoiar a Insurreição Pernambucana em 1817.

Respostas

respondido por: thaynnaba
54

Sobre a vinda da coroa portuguesa para o Brasil em 1808, a resposta certa é a:

b. possibilitou a abertura dos portos brasileiros a países como Inglaterra, facilitando o comércio e o enriquecimento das elites no Brasil.

Isso porque Dom João VI, quando veio para o Brasil, fez diversas mudanças. A primeira que podemos citar foi a abertura dos portos de Salvador para a nações amigas, tendo em vista essa reivindicação que vinha da coroa inglesa para que o Brasil pudesse receber as mercadorias que vinham da Inglaterra.

Além disso, houve a criação do Banco do Brasil, como forma de dar um aporte financeiro maior ao país.

Podemos citar ainda a modernização da cidade do Rio de Janeiro como forma de atender mais o que a coroa portuguesa necessitava na época.

espero ter ajudado!

respondido por: fadinharevoltada09
0

B) possibilitou a abertura dos portos brasileiros a países como a Inglaterra, facilitando o comércio e o enriquecimento das elites do Brasil.

Perguntas similares