Nas organizações é comum que grupos e equipes sejam tratados como se fossem sinônimos, porém cada um possui características, atributos e peculiaridades diferentes. É de supra importância que os colaboradores e gestores, entendam a distinção entre esses termos, para que consigam realizar suas atividades com o máximo de eficácia. Disponivel em: . Acesso em: 09 mai. 2018. Sobre o atributos destinados aos grupos, analise as afirmativas. I - Os grupos podem ser informais ou formais. II - Os grupos informais podem ser também grupos de interesses. III - Os grupos formais regulamentam o comportamento de seus membros. IV - Os grupos que formam alianças estratégicas, podem se tornar pessoas poderosas e eficazes dentro da empresa, fazem parte dos grupos informais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: II e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I-II-III-IV
Explicação:
GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Para Chiavenato (2014), os grupos informais, nas organizações, podem ser de vários tipos, entre eles:
a) Grupos de interesses: quando as pessoas se juntam para alcançar objetivos
comuns, interesses ou problemas pessoais, como ajudar um colega em dificuldades, organizar férias, reivindicar melhores condições de trabalho etc.
ESTÁGIOS DE GRUPOS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.
b) Grupos de amizade: quando as pessoas mantém relacionamentos sociais que ultrapassam o ambiente de trabalho, por ter idade similar, por torcer pelo mesmo time, por ter opções religiosas e políticas semelhantes etc.
c) Coalizões: ocorre quando há formação de alianças estratégicas, podendo se dar entre indivíduos e grupos, com ações organizadas para a defesa de interesses comuns. Podem se tornar entidades poderosas e eficazes dentro das organizações.
Em se tratando dos grupos formais pode-se afirmar que estes possuem uma estrutura que regula o comportamento de seus membros, visando definir o que cada pessoa irá fazer para que o grupo alcance o desempenho esperado. Segundo Chiavenato (2010), os grupos formais possuem alguns elementos constitutivos denominados variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status do grupo, tamanho, composição e grau de coesão.
Resposta:
I,II,III, IV
Explicação:
Pagina 204