Quais as duas linhagens do discurso filosófico?
Górgias
Sofistas
Trasímaco
Pré-socráticos
Sócrates
Platão
Aristóteles
Para os Sofistas é possível conhecer conceitos universais. *
Sim
Não
Para os Sofistas a verdade "nunca tem um lado só" *
É verdade
É mentira
A Verdade para o Protágoras é idealizada. *
Certo
Errado
Conseguimos encontrar uma verdade única para o Universo, segundo os Sofistas *
Incorreta
Correta
Respostas
As duas linhagens do discurso filosófico:
Pré-socráticos
Sócrates
Enquanto os pré-socráticos compunham uma forma argumentativa lógica e antilógica, não em busca da verdade, mas somente na defesa dos seus interesses, Sócrates inaugura o discurso filosófico, que busca o conceito e as ideias universais.
Para os Sofistas não é possível conhecer conceitos universais, pois são considerados filósofos relativistas, que não se preocupavam com verdades universais ou conceitos, mas relativizavam os argumentos condicionados à realidade do interlocutor.
Sim é correto que para os Sofistas a verdade "nunca tem um lado só" Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória e acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável.
Incorreto. Para Protágoras a Verdade não é idealizada. Protágoras ao afirmar que o homem é a medida de todas as coisas, inaugurou a ideia de que a verdade depende da experiência pessoal. Seu pensamento pode ser considerado humanista e relativista.
Incorreto. Segundo os Sofistas, não conseguimos encontrar conceitos universais, ou seja, uma verdade única para o Universo. Os sofistas viam na argumentação de qualquer tema, argumentos válidos e também não válidos. Por isso, não se preocupavam em encontrar uma verdade, mas em vencer as discussões.
Bons estudos!