A religião da Roma Antiga foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Sobre as mudanças na cidadania da sociedade romana, coloque C para as frases corretas e E para as frases erradas: a.( ) A participação dos plebeus nos combates militares romanos enfraqueceu a sociedade aristocrática. b.( ) O surgimento da cidadania romana também se deu com o fim da sociedade aristocrática. c.( ) A sociedade romana assim como a sociedade grega se preocupava com os direitos sociais. d.( ) A plebe urbana, que havia enriquecido por conta do comércio, exigia participar da vida política de Roma. e.( ) Para garantir a lealdade dos habitantes locais, a República Romana não aceitou conceder o direito de cidadania a eles.
Respostas
A religião da Roma Antiga foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo.
Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos, além de serem representados em forma humana. O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos.
Em honra desses deuses eram realizadas festas, jogos e outras cerimônias. Muitos deuses de regiões conquistadas também foram incorporados aos cultos romanos. Os cidadãos, por sua vez, buscavam proteção nos espíritos domésticos, chamados lares, e nos espíritos dos antepassados, os penates, aos quais rendiam cultos dentro de casa.
Principais deuses:
Júpiter
Júpiter era o deus romano do dia, comumente identificado com o deus grego Zeus. Filho de Saturno e Cibele, foi doado pela mãe ao nascer para as ninfas da floresta em que o havia parido, para que não recebesse o mesmo castigo dos outros irmãos , do pai, que não queria dividir seu mando com nenhum rival. Quando cresceu e descobriu seu passado, voltou a morada de seus pais para libertar seus irmãos. Lutou contra o pai, e o venceu, casando-se com sua irmã: Juno.
Juno:
Juno, também conhecida como Hera na mitologia grega, é a esposa de Júpiter e rainha dos deuses, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares.. É representada pelo pavão, sua ave favorita.
Marte:
Marte era o deus romano da guerra, equivalente ao grego Ares. Filho de Juno e de Júpiter, era considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que representa a guerra justa e diplomática. Os dois irmãos tinham uma rixa, que acabou culminando no frente-a-frente de ambos, na frente das muralhas de Tróia, a qual Marte se saiu perdedor. Marte, apesar de bárbaro e cruel, tinha o amor da deusa Vênus, e com ela teve um filho, Cupido e uma filha mortal, Harmonia.
Diana:
A Diana dos romanos (Ártemis, dos gregos), era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres.
Em Roma, seu templo mais importante localizava-se no monte Aventino e teria sido construído pelo rei Servius Tulius no século VI a.C. Festejavam-na nos idos (dia 13) de agosto. Na arte romana, era em geral representada como caçadora, com arco e aljava, acompanhada de um cão ou cervo.
Vênus:
Vênus é a deusa do panteão romano, equivalente a Afrodite, no panteão grego. É a deusa do Amor e da Beleza. É filha de Júpiter e Dione.
Ceres:
Ceres, na mitologia romana, equivalente à deusa grega, Deméter, era filha de Saturno e Cibele. Ceres era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. Diz-se que foi adotada pelos romanos em 496 a.C. durante uma fome devastadora, quando os livros Sibilinos avisaram para que se adotassem a deusa grega Deméter. Existia um templo dedicado a Ceres no monte Aventino em Roma. Ceres era retratada na arte com um cetro, um cesto de flores e frutos e tinha uma coroa feita de orelhas de trigo.
A palavra cereal deriva de Ceres, comemorando a associação da deusa com os grãos comestíveis.
Baco:
Baco era o filho de Júpiter e da mortal Sêmele. Deus do vinho, representava seu poder embriagador, suas influências benéficas e sociais. Promotor da civilização, legislador e amante da paz. Dionísio é seu nome equivalente grego.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)