• Matéria: Geografia
  • Autor: gubonini
  • Perguntado 6 anos atrás

DESCREVA A ECONOMIA DO ESTADO DO PARANA

Respostas

respondido por: isamattbel96
2

Resposta:

As principais fontes de renda da economia do Paraná são a agricultura, a indústria e o extrativismo vegetal. O setor terciário é o maior e mais relevante da economia paranaense: em 2013, a participação dos serviços representava 63,4% do valor total adicionado à de todo o estado.

Explicação:

Agricultura  - O solo paranaense é fértil, favorecendo a atividade agrícola. O Estado produz uma grande variedade de culturas, se destaca como importante produtor de trigo, milho, soja, algodão e café.

Pecuária  - Na atividade pastoril a criação de bovinos se destaca, contendo um numeroso rebanho, além de ser um grande produtor de suínos, destaca-se também na produção leiteira, de ovos, de bicho-da-seda, entre outros.

Mineração  - O solo paranaense abriga enormes e diversificadas jazidas de minérios, os principais são: ouro, cobre, minerais nobres, além de outros como a areia, argila, calcário, caulim, dolomita, talco, granitos, mármore, chumbo e ferro.

Extrativismo vegetal  - Esse tipo de atividade consiste em retirar da natureza itens vegetais com fins econômicos, com isso, as principais árvores exploradas são os pinheiros paranaenses (Araucária Angustifólia).

Indústria  - Curitiba concentra uma cidade industrial que atua na indústria automobilística, metalmecânica, cimento, cerâmica, montagem de máquinas, tecidos, frigoríficos, além das agroindústrias que transformam produtos primários, como soja, milho, carne suína e madeira.

O parque industrial paranaense reúne, aproximadamente, 24 mil empresas, que geram resultados que superam a média nacional no ramo.

Informações da economia do Paraná

Participação no PIB nacional: 6,2%.

Composição do PIB estadual:

- agropecuário: 18,4%.

- indústria: 40%.

- prestação de serviços: 41,6%.

- Volume de exportação: 10 bilhões de dólares.

Produtos de exportação

- soja e derivados: 34,2%.

- veículos e peças: 21,4%.

- Madeira: 10%.

- Carne congelada: 8,2%.

- Outros alimentos, como milho, açúcar e café: 8,8%.

Perguntas similares