(ENADE 2017) O tratamento termoquímico de cementação é muito utilizado em aços para elementos de máquinas. Como resultado final, obtém-se um material com elevadas resistências ao desgaste e à fadiga e elevada tenacidade. Esse processo deve ser realizado com a fase austenita presente no aço e depende do processo de difusão do carbono para a superfície do aço. Na cementação de um fuso de aço baixo carbono para que sua dureza superficial seja elevada de acordo com a necessidade de sua aplicação, deve-se aquecer o materialLeitura Avançada (1 Ponto)
A - acima da temperatura de austenitização, manter no meio inerte e temperar o material, formando perlita na superfície e, no núcleo, perlita e ferrita.
B- abaixo da temperatura de austenitização, manter no meio inerte e normalizar o material, formando perlita na superfície e, no núcleo, perlita e ferrita.
C - acima da temperatura de austenitização, manter no meio carbonetante e recozer o material, formando perlita na superfície e, no núcleo, perlita e ferrita.
D- abaixo da temperatura de austenitização, manter no meio carbonetante e normalizar o material, formando perlita na superfície e, no núcleo, perlita e ferrita.
E- acima da temperatura de austenitização, manter no meio carbonetante e temperar o material, formando martensita na superfície e, no núcleo, perlita e ferrita.
Respostas
respondido por:
0
Alternativa Correta: A) Acima da temperatura de austenitização, manter no meio inerte e temperar o material, formando perlita na superfície e, no núcleo, perlita e ferrita.
A cementação pode ser realizada em meio sólido, líquido ou gasoso, também podendo ser utilizado plasma. No caso da sólida, é feito acima da zona crítica, no campo austenítico, onde a solubilidade do carbono no aço é elevada.
No tratamento termoquímico a cementação é introduzir carbono na superfície do aço através da difusão atômica para assim aumentar a dureza superficial do material, para isso deve se aumentar o diminuir a temperatura de austenitização de acordo com o teor de carbonono.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás