As estruturas de dados homogêneas permitem a representação de diversas informações do mesmo tipo, sendo divididas em unidimensionais e multidimensionais. Frequentemente é preciso utilizá-las em conjunto com estruturas de repetição, devido ao acesso a seus elementos serem controlados por um ou mais índices. LEAL, Gislaine Camila Lapasini. Algoritmos e Lógica de Programação I. Maringá: Unicesumar, 2016. Assim, considere o seguinte trecho de código:
01 - #include
02 - #include
03 - int main(){
04 - int mat[3][3];
05 - int i, j, soma;
06 - soma = 0;
07 - for(i=0;i<3;i++){
08 - for(j=0;j<3;j++){
09 - soma = soma + mat[i][j];
10 - }
11 - }
12 - }
Com base no algoritmo apresentado anteriormente, avalie as afirmações que se seguem. I – A variável declarada na linha 4 é uma estrutura de dados bidimensional. II – As estruturas de repetições "for" farão com que o comando da linha 9 seja executado por três vezes para cada iteração do laço definido na linha 7. III – De acordo com o código-fonte acima é possível garantir que, ao final da execução desse programa, independentemente do número de vezes que o programa execute, a variável soma terá o mesmo conteúdo. Sendo assim, é correto o que se afirma em: Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e II, apenas.
Alternativa 3: I e III, apenas.
Alternativa 4: II e III, apenas.
Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Resposta:
Resposta correta : Alternativa 2: I e II, apenas.
Explicação:
1 -VERDADEIRA
I – A variável declarada na linha 4 é uma estrutura de dados bidimensional.
R: A primeira afirmação é que o “int mat[3][3]” está correta porque possui três linhas e três colunas ou seja são duas dimensões pode ser representado pela imagem em anexo
Explicação mais completa: https://www.youtube.com/watch?v=_KRI19Acxww
2- VERDADEIRA
II – As estruturas de repetições "for" farão com que o comando da linha 9 seja executado por três vezes para cada iteração do laço definido na linha 7.
R: Conforme imagem em anexo o código faz ele executar três vezes para cada iteração do laço definido, porque ele possui um laço dentro do outro, descobri colocando um printf dentro do laço no total aparece 9 vezes, se quiserem podem executar logo abaixo
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main()
{
int mat[3][3];
int i, j, soma;
soma = 0;
for(i=0; i<3; i++)
{
for(j=0; j<3; j++)
{
soma = soma + mat[i][j];
printf("%d \n",soma);
}
}
}
3 - FALSA
III – De acordo com o código-fonte acima é possível garantir que, ao final da execução desse programa, independentemente do número de vezes que o programa execute, a variável soma terá o mesmo conteúdo.
R: Conforme a alternativa anterior o laço faz com que o valor de soma mude durante a execução,é so rodar o codigo acima ou ver o Print em anexo que vcs vão ver.