1) O fragmento que contém a informação principal do texto é A) "Foi decretado feriado ontem em Assaré para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem aos 93 anos." B) "À tarde, como o número de visitantes aumentou muito, o velório foi transferido para a catedral da cidade, onde sanfoneiros repetiam A Triste Partida, poema cantado por Luiz Gonzaga." C) "O cearense Fagner também gravou a música, mas preferiu cantar ontem o poema Vaca Estrela e Boi Fubá para homenageá-lo em missa assistida por cerca de 10 mil pessoas." D) "O enterro aconteceu às 17h, no cemitério São João Batista. A PM calcula que passaram pelo funeral cerca de 20 mil pessoas. O Estado do Ceará decretou luto de três dias."
Respostas
Resposta:
A) "Foi decretado feriado ontem em Assaré para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem aos 93 anos."
A letra (A) "Foi decretado feriado ontem em Assaré para a população local homenagear o principal poeta popular do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que morreu anteontem aos 93 anos
TEXTO
A mulher de neve
No Antigo Japão, morava um rapaz que, não tendo ainda encontrado a noiva ideal, vivia sozinho. Numa noite de inverno, durante uma tempestade de neve, ele escutou uma batida na porta; foi ver quem era e se deparou com uma jovem caída na soleira. Compassivo, levou-a para dentro. A moça logo recuperou a consciência, mas seu rosto continuou branco como a neve.
Perdidamente apaixonado por sua estranha beleza, o rapaz lhe pediu que se casasse com ele.
Os dois jovens viveram felizes durante todo o inverno, porém, quando a primavera chegou e as neves começaram a derreter, a moça passou a definhar a olhos vistos. O marido pensou que talvez ela precisasse de um pouco de distração. Assim, resolveu organizar uma festa para comemorar a chegada da primavera e convidou todos os seus amigos.
Enquanto os convidados se regalavam na sala, o rapaz chamou a esposa, que tinha ido até a cozinha. Não obtendo resposta, foi procurá-la e não a encontrou em parte alguma. Tudo o que restara da jovem misteriosa era seu quimono, deixado numa poça de água diante do fogão.
Phillp, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1998.
GLOSSÁRIO:
Soleira: parte inferior do vão da porta, ao nível do piso, constituída por pedra, mármore ou peça de madeira quadrilonga.
Compassivo: característica de quem se compadece, se emociona e tem vontade de ajudar alguém numa situação de tragédia, infortúnio; alguém que possui ou demonstra compaixão; que compartilha dos sofrimentos alheios.
Definhar: consumir-se pouco a pouco; murchar, secar, tornar magro, enfraquecer.
Regalavam: brindavam, festejavam.
Quimono: tipo de vestimenta ou túnica longa, utilizada por homens e mulheres no Japão, geralmente, traspassada na frente e amarrada por uma faixa ou cinto.