• Matéria: História
  • Autor: geanderson1245
  • Perguntado 6 anos atrás

Quando comparamos as sociedades árabes à civilização fenícia, que semelhanças e diferenças podQuando comparamos as sociedades árabes à civilização fenícia, que semelhanças e diferenças podemos identificar?

Respostas

respondido por: victorcunha43
10

Resposta:

Semelhanças: a atividade comercial foi relevante tanto para o desenvolvimento das sociedades fenícias como das árabes. Nos dois casos, também foi importante o contato estabelecido entre essas sociedades e outras civilizações, que permitiu a troca de saberes e o compartilhamento de características culturais entre diferentes povos. Além disso, essas sociedades eram politeístas.

Diferenças: durante a Antiguidade, as sociedades fenícias desenvolveram a atividade comercial a partir da navegação, enquanto as árabes organizaram seu comércio principalmente por vias terrestres, explorando caminhos e trajetos no interior do território. As sociedades árabes, apesar das dificuldades para a sua sobrevivência, alcançaram o desenvolvimento da civilização e a permanência na Península Arábica e em outras regiões até o presente. Já as sociedades fenícias acabaram se desarticulando ainda durante a Antiguidade, após sofrer uma série de invasões estrangeiras.

Espero ter ajudado.(Vc já deve ter tido a reposta faz tempo no Geekie One)

respondido por: eduardospagnolo
1

Quando comparamos as sociedades árabes à civilização fenícia podemos destacar a semelhança da importância do comércio para esses povos e se diferenciavam na religião.

Semelhança Entre Árabes e Fenícios

Tanto os povos árabes quanto os povos fenícios necessitavam de uma relação comercial para movimentar sua economia.

Os árabes, durante a Idade Média, monopolizavam o comércio marítimo (junto com venezianos) que passava pelo mar Mediterrâneo. A economia dentro do Império Árabe tinha como destaque as relações comerciais e tinham esse comércio muito forte nos grandes centros urbanos de Cairo, Córdoba, Bagdá e Damasco.

Os fenícios também dependiam de uma relação comercial para sua subsistência. Por ocuparem uma região pouco propícia para a agricultura, os fenícios dependiam quase que inteiramente do comércio e da navegação marítima, pois também usavam o mar Mediterrâneo para realizar essas trocas comerciais.

Diferenças Entre Árabes e Fenícios

Apesar dos árabes inicialmente cultuarem divindades da natureza, como espíritos e djins, com o desenvolvimento da sua civilização eles transitaram para a crença do monoteísmo, ou seja, passaram a acreditar em um deus único, chamado Alá.

Já os fenícios, foram politeístas desde sempre e cultuavam diversos deuses, e até mesmo há evidências de que havia a realização de sacrifícios humanos para essas divindades. Seus principais deuses eram:

  • Baal
  • Astarte
  • Moloch

Saiba mais sobre "Árabes e Fenícios" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5628689

#SPJ2



Anexos:
Perguntas similares