As formas de se concluir um texto são muito variadas. Contudo, há algumas estruturas fixas que podem ser seguidas, caso o escritor seja iniciante. Assim, associe os tipos de conclusão aos exemplos que seguem: (1) Conclusão - resumo (2) Conclusão - proposta (3) Conclusão - surpresa ( ) "Como se nota pela dimensão do problema, algumas medidas fazem-se urgentes: é necessário investir em projetos de recuperação dos rios, tal como se fez na Inglaterra com o rio Tâmisa; por outro lado, devem-se desenvolver projetos que visem ao reaproveitamento dos esgotos. Ao lado disso, devem-se fazer maciças campanhas educativas para a população. Finalmente, há necessidade de uma ampla fiscalização por parte das autoridades responsáveis." ( ) "O problema da poluição nos rios, portanto, não é tão simples quanto possa parecer. Afeta-nos diretamente e faz-se necessária uma ação conjunta que envolva toda a comunidade." ( ) "O grande físico inglês Isaac Newton disse: ‘A natureza não faz nada em vão’. E assim, os rios vão reagindo à ação destruidora dos homens." ( ) "Talvez possamos, no futuro, sentar à beira de um rio, beber da sua água cristalina, banhar-nos nas suas águas puras. Então descobriremos que o homem primitivo não era tão primitivo assim!" A alternativa que apresenta a associação adequada para a classificação dos tipos de conclusão com os exemplos é, respectivamente:
Respostas
Resposta:
2 - 1 - 3 e 3
Explicação:
Para responder à sua pergunta, primeiro vamos retomar brevemente os conceitos de cada tipo de conclusão:
(1) Conclusão - resumo
Como o próprio nome sugere, nesta conclusão fazemos um apanhado geral do que foi dito ao longo texto, sintetizando as ideias principais. A partir daí, pode-se reforçar a tese apresentada ou, a partir das informações, formular uma tese.
(2) Conclusão - proposta
Esta é uma conclusão orientada para o futuro. O que ela faz é, basicamente, apontar possíveis soluções e/ou sugerir novas propostas ou medidas a serem tomadas.
(3) Conclusão - surpresa
Aqui existe um pouco mais de liberdade criativa. São aquelas conclusões imprevisíveis e inesperadas. Como o nome sugere, elas acabam por surpreender o leitor. Pode ser um final irônico/sarcástico, uma curiosidade, uma piada. Aqui é preciso cautela para não fugir ao tema e ao gênero dissertativo.
Portanto, a alternativa que melhor contempla estas características é:
A) 2, 1, 3, 3.