d) Um dos principais agentes da globalização atual é a corporação transnacional, anteriormente denominada "empresa multinacional". Qual a diferença entre os dois conceitos? explique o motivo dessa mudança
e)No setor automobilístico, há importantes transnacionais instaladas no Brasil. identifique como essas transnacionais se estruturam em redes geográficas e qual o papel dos estados brasileiros na lógica de organização no território.
Respostas
As diferenças entre empresas Multinacionais, Transnacionais começam pelo fato de que as empresas Multinacionais são aquelas que possuem várias filias espalhadas por todo o mundo, sendo que há sempre uma sede (matriz) que fica no país de origem dessa empresa, responsável por comandar e dar as diretrizes para as demais.
Já as empresas Transacionais são aquelas que possuem filiais espalhadas pelo mundo, sendo que não há uma matriz que dá as diretrizes; essas empresas agem de forma autônoma.
As empresas globais são aquelas espalhadas pelo mundo e com gestão descentralizada, onde preza-se muito pela marca a nível mundial, adaptando-se às realidades dos países onde se instala.
Resposta:
Questão D: Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945.
Questão E: Diante do setor automobilístico nacional, sabe-se que infelizmente a predominância e grande sucesso está relacionado com o mercado e indústrias internacionais. Algumas empresas brasileiras de fato surgiram, entretanto, não apresentaram tanto sucesso e lucratividade, fechando as portas.
Isso indica que mesmo em setor nacional, o sucesso empresarial é estrangeiro, fazendo com que as multinacionais ganhem cada vez mais espaço no mundo.
Para saber mais da questão E: https://brainly.com.br/tarefa/29435572
Espero ter ajudado, bons estudos.
Explicação: