Sobre as plantas abaixo:
Relate qual seu sub-reino, tipo de reprodução, características e importância da planta:
s
Dicksonia sellowiana (Xaxim)
Psilotum nudum ( fern batedor)
Araucaria angustifólia (araucária)
Sequoiadendron gigantea (sequoia-gigante)
Gnetum gnemon (gnemon)
Respostas
Resposta:
1-O termo xaxim pode se referir a certas pteridófitas (avencas ou samambaias) arborescentes, ou ainda, ao tronco destas, o qual pode ser serrado em pequenos segmentos que são utilizados como substrato para o crescimento de outras plantas, geralmente epífitas como orquídeas. A espécie mais conhecida destas plantas é a Dicksonia sellowiana, da família das dicksoniáceas, nativa da Mata Atlântica e América Central (especialmente dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Brasil). O xaxim também é conhecido pelo nome de sambambaiaçu, termo originário da língua tupi que significa "samambaia grande" [1]. Devido a sua beleza, praticidade e diferenciais a exploração do seu caule para fabricação de vasos se tornou bastante comum, bem como sua utilização em projetos de jardins e construções. O modismo do uso do xaxim, como suporte para orquídeas e bromélias, também surgiu por ser muito mais barato do que um vaso de barro.
2-Psilotum superficialmente se assemelha a certas plantas vasculares precoces extintas, como as riniófitas e o gênero de trimerófita Psilophyton. As características incomuns do Psilotum que sugerem uma afinidade com plantas vasculares primitivas incluem esporófitos dicotomicamente ramificados, hastes aéreas oriundas de rizomas horizontais, um cilindro vascular simples, homosporia, eusporângio terminal e falta de raízes.
3--Araucaria angustifolia é a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo majoritariamente na região Sul do Brasil, mas também sendo encontrada no leste e sul do estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, principalmente na Serra da Mantiqueira, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai, sendo conhecida por muitos nomes populares, entre eles pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná; é também chamada pelo nome de origem indígena, curi. A espécie foi inicialmente descrita como Columbea angustifolia Bertol. 1819. Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos, desde que os continentes americanos e africano eram unidos, e posteriormente foi disseminada pela América do Sul, desde a Argentina até o Nordeste brasileiro
4-A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume. Ela atinge em média de 85 - 115 m de altura, e 8–12 m em diâmetro. A sequoia-gigante mais velha conhecida possui 4.650 anos de idade e se encontra no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Medidas recordes de sequoias como 115 metros de altura e 18 metros de diâmetro já foram reportadas.[1] A casca da sequoia é fibrosa, com sulcos, podendo chegar a 60 cm de espessura na base do tronco. Uma casca assim fornece uma excelente proteção contra fogo. As folhas são como as folhas dos pinheiros, com 3-6 mm, fazendo uma espiral nos brotos. As sementes vêm em cones, e cada cone têm em média 230 sementes de cor marrom-escura, cada uma com 4–5 mm de altura e 1 mm de espessura, possuindo umas "asinhas" marrom-amarelas de 1 mm. As sementes são carregadas pelo vento quando se desprendem do cone.
5-Gnetum gnemon é uma espécie de Gnetum nativa do sudeste da Ásia e dasilhasocidentais do Oceano Pacífico , de Mizoram e Assam na Índia, sul e leste da Indonésia e Malásia às Filipinas e Fiji . Os nomes comuns incluem gnemon, melinjo, belinjo, kuliat / culiat, bago, aveia bigo e padi ou aveia em casca .É uma árvore de tamanho pequeno a médio (diferente da maioria das outras espécies de Gnetum , que são cipós ), crescendo de 15 a 20 m de altura. As folhas são sempre-verdes , opostas, com 8 a 20 cm de comprimento e 3 a 10 cm de largura, inteiras, emergindo na cor bronze e amadurecendo verde escuro brilhante. O estróbulo feminino, semelhante a fruta, consiste em pouco mais que pele e uma grande semente semelhante a noz , com 2 a 4 cm de comprimento. Os estróbilos masculinos são pequenos, dispostos em caules longos, e muitas vezes são confundidos com flores.
Os estróbilos carnudos pesam cerca de 5,5 g, a semente sozinha, 3,8 g. Strobili amadurece principalmente de junho a setembro no nordeste das Filipinas. Os estróbilos vermelhos (maduros) são comidos por pássaros, mamíferos e répteis.