- O que você sabe sobre as nações colonizadoras do Brasil?
2- Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no território brasileiro?
3- O que foi o tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava?
4- Como ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro?
5- Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?
6- Como ocorreu a disputa pelo território brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial no Estado de São Paulo?
7- Como preservar a cultura dos povos indígenas.
Me ajudem por favor!
Respostas
1) A colonização do Brasil foi parte de um processo mais amplo de expansão comercial europeia, o que certamente influenciou na formação social do país.
2) Os índios reagiram de formas diversas à presença dos colonizadores e à chegada de invasores, como os holandeses e franceses. Veja abaixo algumas das formas de reação , Alianças com os colonizadores.
3) Para quem conhece um pouco de história do Brasil, sabe que esse tripé, formado pela monocultura, latifúndio e trabalho escravo se constituiu na base de nossa economia e do nosso atraso, pelo visto, eterno. A frase que foi pronunciada: “A inveja é um atestado de inferioridade.”
4) No processo de colonização do Brasil, houve uma fase que pode ser compreendida sob o termo “interiorização”, isto é, o adentramento e desbravamento das regiões centrais do país. Essa fase começou efetivamente no século XVII.
5) pecuaria e vacaria
6) Guerra de Canudos, Balaiada, Farroupilha, Cabanagem, Contestado, Revolta da Chibata, Revolta da Vacina entre outras
7) A evolução territorial do Brasil remonta ao século XV, ao início da chamada Era dos Descobrimentos, quando se impôs a partilha das terras descobertas entre as monarquias ibéricas, pioneiras nas Grandes Navegações.
8) atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas, como educação, alimentação, segurança, entre outros.
9) Com o avanço das práticas agrícolas, nota-se grande transformação negativa no meio ambiente, por meio da destruição da fauna e flora regional, juntamente com a retirada de terras do povo nativo, Isso deve ser discutido em âmbito parlamentar e no Senado, visando a criação de leis e monitoramento adequado.