(Unifesp 2011) No texto, as orações "que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei na cidade" e "que encontrasse pela frente" são exemplos, respectivamente, de oração subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva restritiva, PORQUE: *
Respostas
Resposta:
Explicação:
Olá, o exercício é sobre orações subordinadas adjetivas
No texto, as orações "que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei na cidade" e "que encontrasse pela frente" são exemplos, respectivamente, de oração subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva restritiva, PORQUE: *
A primeira oração é uma explicação do porque estar com os nervos a flor da pele . Poderia ser outra coisa que o deixasse assim. Já a segunda restringe o sentido, muito provavelmente na frase original há uma vírgula antes deste que.
Sucesso nos estudos!!!
O motivo para a classificação dessas orações como adjetiva explicativa e adjetiva restritiva é:
D) a primeira explica o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a segunda limita o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).
Orações adjetivas
As duas são orações adjetivas, pois têm valor de adjetivo, uma vez que se referem a substantivos, para especificá-los ou caracterizá-los.
A primeira é adjetiva explicativa porque apenas traz um acréscimo de informação para a expressão "população de Osvaldo Cruz". Ela traz um esclarecimento sobre esse termo. Está isolada por vírgulas.
A segunda é adjetiva restritiva porque restringe o sentido de "qualquer japonês", indicando referência apenas ao japonês que encontrasse pela frente.
Mais sobre orações adjetivas em:
https://brainly.com.br/tarefa/23125982
#SPJ2