Respostas
As três leis gerais da adubação:
1- Lei do mínimo: “O crescimento e a produção das lavouras são limitados pelo nutriente que se encontra em menor quantidade no solo”. Essa lei foi proposta por Liebig em 1843. Portanto, quando se pensa em adubação, deve-se pensar em equilíbrio entre os nutrientes.
2- Lei de Mitscherlich ou dos incrementos decrescentes: “Quando se aplicam doses crescentes de um nutriente, o aumento na produção é elevado inicialmente, mas decresce sucessivamente”. Mitscherlich observou que, elevando progressivamente as doses do nutriente deficiente no solo, a produção aumentava rapidamente no início. Entretanto, esses aumentos tornavam-se cada vez menores. Esse é um erro comum e que, na maioria das vezes, é difícil de ser notado.
- Lei do máximo: “O excesso de um nutriente no solo reduz a eficácia de outros e, por conseguinte, pode diminuir o rendimento das colheitas.” Essa lei representa a Região C da lei de Mitscherlich. Em outras palavras, a dose de determinado nutriente pode ser tão elevada, que causa toxidez do próprio nutriente ou inibe a ação de outro, reduzindo a produção da cultura. Esse é o caso típico da aplicação de fertilizantes sem o prévio conhecimento da real necessidade. Em café, podem-se encontrar, entre outras, a toxidez causada por excesso de boro.
Espero ter ajudado!!