Certo gás diatômico e ideal recebe 12 J de calor de uma fonte externa durante uma transformação isocórica. Considerando que o gás não cede qualquer quantidade de energia em forma de calor para suas vizinhanças, a variação da energia interna do gás, durante essa transformação, é de: * 0 pontos +6,0 J -12,0 J +12,0 J -24,0 J +24,0 J
Respostas
Olá
Pela primeira lei da termodinâmica :
Q = τ + Δu
Q = quantidade de calor
t = trabalho
Δu = variação de energia interna
Em uma transformação isocórica o trabalho é 0 então :
Q = Δu
Se Q é 12 J
Então :
12 = Δu
Como o gás recebe calor então a variação de energia interna é positiva
Δu = 12 J
Bons estudos !
A variação de energia interna do gás será de: +12,0 J.
Vamos aos dados/resoluções:
Em todo sistema termodinâmico, existe um pilar característico, que se chama Energia Interna. Logo, a variação dessa energia interna (ΔU) entre dois estados independentes que podem ser determinada pela diferença entre a quantidade de calor (Q) e o seu trabalho (tgás, exemplo) que são trocados com o meio externo.
Utilizando a Primeira Lei da Termodinâmica para alguns gases específicos que acabam sofrendo transformações isovolumétricas é demonstrado por:
ΔU = Q (Variação da Energia Interna, Calor Cedido/Recebido, respectivamente).
Ou seja, dessa forma possuímos que o Calor recebido = + ΔU e Calor cedido = - ΔU. Com isso, a variação da energia interna do gás será oferecida pela própria quantidade de calor (que o mesmo absorveu, com um total de +12,0 J).
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/28997880
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)