por favor,respondem essa peeguntavpara mim:Caracterize o fluxo migrarorio no continente europeu ao longo da historia URGENTE
Respostas
Resposta:
O aumento da migração na Europa, particularmente em 2015, exigiu uma resposta da UE a vários níveis. Em primeiro lugar, políticas para lidar com a imigração regular e irregular e, em segundo lugar, regras comuns em matéria de asilo à escala da UE. O fluxo migratório exigiu ações e reformas adicionais para garantir a segurança das fronteiras, bem como uma distribuição mais justa dos requerentes de asilo entre os países da UE.
A migração
Nos últimos anos a Europa teve de responder ao desafio migratório mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. Em 2015 foram registados na UE 1,25 milhões de requerentes de asilo; em 2018, este número diminuiu para 581 000 requerentes. Em 2018, 116 647 pessoas chegaram à Europa por via marítima, em comparação com mais de um milhão em 2015. Em 2018, o número total de passagens ilegais de fronteiras na UE diminuiu para 150 114, o seu nível mais baixo em cinco anos e 92% inferior ao pico da crise migratória de 2015. Embora os fluxos migratórios tenham diminuído, a crise veio expor as deficiências do sistema europeu de asilo. O Parlamento procurou combater esta situação através da reforma das regras da UE em matéria de asilo e do reforço dos controlos nas fronteiras da UE.
Leia os nossos artigos sobre a migração na Europa e as medidas da UE para gerir a migração .
Política de imigração europeia
A política de imigração a nível europeu lida com a imigração regular e a migração irregular. Relativamente à migração regular, a UE fixa as condições para as entradas legais e de residência. Os Estados-Membros mantêm o direito de determinar os volumes de admissão das pessoas oriundas de países terceiros em busca de emprego.
A União Europeia também lida com a migração irregular, especialmente através de uma política de repatriamento que respeite os direitos fundamentais. No que diz respeito à integração, não existe harmonização das legislações nacionais. No entanto, a UE pode desempenhar um papel de apoio, especialmente a nível financeiro.
O Parlamento Europeu participa ativamente na adoção de novas leis sobre imigração irregular e regular. Com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa em 2009, o Parlamento Europeu desempenha o papel de colegislador, em conjunto com o Conselho que representa os Estados-Membros sobre este domínio.
Consulte a nossa ficha técnica sobre a política de imigração da UE para mais informação.
Política europeia de asilo
Desde 1999 que a UE tem trabalhado para criar um Sistema Europeu Comum de Asilo (SECA). Para que o sistema funcione, é necessário:
um mecanismo para determinar que Estado-Membro é responsável pela apreciação de um determinado pedido de asilo;
regras consistentes para a concessão do estatuto de refugiado em todos os Estados-Membros;
normas em matéria das condições de acolhimento;
parcerias e cooperação com países que não façam parte da UE
O Parlamento Europeu decide em pé de igualdade com o Conselho da UE sobre matérias europeias relacionadas com o asilo desde 2005.
Consulte a nossa ficha técnica sobre a política de asilo da UE para mais informação
Explicação:
nesse texto tem a resposta