Respostas
Um neurônio em repouso (sem sinalização) tem uma voltagem em sua membrana chamada de potencial de repouso da membrana, ou simplesmente potencial de repouso.
O potencial de repouso é determinado pelos gradientes de concentração de íons na membrana e através da sua permeabilidade para cada íon.
Em um neurônio em repouso, existem gradientes de concentração na membrana para \text {Na}^+Na+start text, N, a, end text, start superscript, plus, end superscript e \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript. Os íons se deslocam de acordo com seus gradiente através de canais, ocasionando uma separação de cargas que resulta no potencial de repouso.
A membrana é muito mais permeável ao \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript do que ao \text {Na}^+Na+start text, N, a, end text, start superscript, plus, end superscript, por isso o potencial de repouso é próximo ao potencial de equilíbrio do \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript (o potencial que seria gerado pelo \text K^+K+start text, K, end text, start superscript, plus, end superscript se ele fosse o único íon no sistema).