1) Agora, leia, analise outro resumo e responda às questões a seguir:
Resumo
A concepção de linguagem numa perspectiva interacionista deve ter como princípio maior a interação, a dialogicidade e o cruzamento de vozes que se fundem na construção dos múltiplos discursos. Neste sentido, a inserção de gêneros textuais diversificados, como estratégia mediadora para a instauração de práticas de letramento na formação de alfabetizadores, tem se mostrado eficiente. Usar textos reais como ponto de partida nas práticas de letramento do alfabetizador, elaborando rotinas de trabalho, com base na diversidade textual, foram objetivos traçados para esse trabalho. Os jornais foram utilizados como fonte de variados gêneros textuais e instrumento de apoio, no uso de procedimentos que permitissem a leitura e a escrita de textos diversificados. Após a identificação de vários gêneros, cada grupo escolhia um gênero específico para elaboração de uma rotina de trabalho, identificando, também, a função social e a função da linguagem do texto, sempre mediados pela professora que orientava os alfabetizadores, de forma que a socialização do saber e a construção do conhecimento fossem instaurados. Após a elaboração da rotina, que foi feita em clima de discussão e construção coletiva, os trabalhos foram apresentados, oportunizando-se a prática da oralidade. A perspectiva de se trabalhar o jornal como portador textual, rico em diversidades de gêneros textuais, oportunizou a entrada na sala de aula de uma multiplicidade de textos que circulam socialmente e fazem parte do uso do cotidiano das pessoas. Dessa forma, viabilizou-se a leitura como construção de sentidos e a produção de textos como condição indispensável para que cada um seja sujeito de sua própria história. Além disso, a função operacional da rotina estabeleceu-se, como estratégia metodológica na prática do alfabetizador, e o texto, conseqüentemente, tomou o seu lugar devido no processo de ensino-aprendizagem.
2) O que a autora destaca na escrita deste resumo? Por quê?
Respostas
O exercício é sobre interpretação de texto
Interpretar um texto é entender o que o autor quis dizer nas linhas e entrelinhas que escreveu
Algumas dicas sobre interpretação de texto:
- Leia sempre, o hábito da leitura constrói um bom interpretador de texto
- Leia as perguntas primeiro, assim você já lê o texto focada no assunto
- Procure no dicionário as palavras que você não entendeu
- Leia o texto quantas vezes for preciso
- Faça um resumo do texto
- Converse com as pessoas sobre o texto
Vamos ao exercício
2) O que a autora destaca na escrita deste resumo? Por quê?
Os gêneros textuais passaram a ser trabalhados com letramento real, escolheu-se o jornal para que cada grupo de alfabetizado tirasse dele o texto que se queria.
Desta forma , "Os jornais foram utilizados como fonte de variados gêneros textuais e instrumento de apoio, no uso de procedimentos que permitissem a leitura e a escrita de textos diversificados."
Tudo mediado pela professora que orientava os alfabetizadores,deste modo a socialização do saber e a construção do conhecimento foram instaladas.
O porquê de assim se fazer foi a construção dos sentidos e a produção de textos como condição indispensável para que cada um fosse o sujeito da própria história. Outrossim trabalhar com fatos reais, reproduzidos nos jornais, aumentou a criticidade entre os feitores dos textos.
Saiba mais sobre interpretação de texto, acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25232154
Sucesso nos estudos!!!