Respostas
Resposta:
O Santo e a Porca é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza.
Suassuna utiliza uma trama muito simples para tratar de algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual.
No entanto, esse conflito, inerente ao ser humano, chama atenção pelo fato de o personagem não desfrutar de sua riqueza.
São dois miseráveis que vivem na astúcia, na inteligência e nas ‘manobras’ uma poderosa artimanha de sobrevivência.
Deve-se atentar também para a busca da resposta de Euricão para a pergunta que faz ao constatar que o dinheiro que sempre guardou não vale mais nada: – Um golpe do acaso abriu meus olhos (…).
Ou seja, ou ele evolui e percebe que o dinheiro serve apenas como um ‘meio’ e não um ‘fim’, ou então regredirá mais ainda e jamais entenderá o que aconteceu, vivendo eternamente uma ilusão.
Esse ‘achado’ aliado ao casamento de sua filha com um velho rico origina o mote central de um texto ágil cheio de encontros, desencontros e ambiguidades’.
Suassuna adaptou o texto de Plauto, mas desenvolveu uma releitura dentro do contexto nordestino da literatura de cordel e criou uma trama mais complicada”.
:)