• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

1-Leia o fragmento abaixo: 2-Sobre o fragmento do texto de Marcos Bagno, podemos inferir, exceto: a) A língua deve ser preservada e utilizada como um instrumento de opressão. Quem estudou mais define os padrões linguísticos, analisando assim o que é correto e o que deve ser evitado na língua. b) As variações linguísticas são próprias da língua e estão alicerçadas nas diversas intenções comunicacionais. c) A variedade linguística é um importante elemento de inclusão, além de instrumento de afirmação da identidade de alguns grupos sociais. d) O aprendizado da língua portuguesa não deve estar restrito ao ensino das regras. e) Segundo Bagno, não podemos afirmar que exista um tipo de variante que possa ser considerada superior à outra, já que todas possuem funções dentro de um determinado grupo social. - Observe a charge abaixo e marque a alternativa correta: 3 -A linguagem da charge revela que: a) Pela variedade linguística usada pelos falantes eles não conseguem se comunicar. b) Evidenciamos um uso formal da linguagem, visto que os personagens são estudantes. c) Expressões como “cê”, “pra”, pobrema” devem ser banidos da língua em qualquer situação. Contudo, a divergência está no fato de existirem pessoas que possuem um grau de escolaridade mais elevado e com um poder aquisitivo maior que consideram um determinado modo de falar como o “correto”, não levando em consideração essas variações que ocorrem na língua. Porém, o senso linguístico diz que não há variação superior à outra, e isso acontece pelo “fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo”. (BAGNO, 1999, p. 18)


Anônimo: ata
Anônimo: tendi
Anônimo: vou ter que sair ta
Anônimo: fui bjs
brilhantestelar96: Bjs bb
brilhantestelar96: dos nois se fala então né
Anônimo: até meu anjo
Anônimo: sim
brilhantestelar96: Estava tão bem conversando com vc mas meu anjo vai ter q sair
Anônimo: vou levar a minha moto no mecanico pra dar uma revisão

Respostas

respondido por: izabeljoyce53
112

Resposta:

a 2 e a letra (A)

Explicação:

quando eu solber a 3 eu te falo


Anônimo: nossa brigadão
Anônimo: vlw msm
Anônimo: ; )
Anônimo: te amooo
Anônimo: me ajudou bastante
izabeljoyce53: dnd
izabeljoyce53: mb
Anônimo: ksksksk
Anônimo: bjs depois nos cvs la no instagram blz
Anônimo: em?
respondido por: polianafferreira
5

02. Sobre o fragmento do texto de Marcos Bagno, não podemos inferir que a língua deve ser preservada e utilizada como um instrumento de opressão. Quem estudou mais define os padrões linguísticos, analisando assim o que é correto e o que deve ser evitado na língua. LETRA A

03. A linguagem da charge revela que a fala dos personagens evidencia o uso coloquial da linguagem motivado por diversos fatores. Assim, faz-se correta a LETRA D.

A variação linguística regional ocorre principalmente devido a fatores culturais e históricos. Sendo assim ela é usada, de modo sistêmico e coerente, em conformidade com o contexto geográfico, sociocultural e histórico em que a sociedade falante dessa língua manifesta-se de forma verbal.

→ Muitas palavras e expressões são comuns apenas a determinada região, temos aqui os chamados regionalismos.

Você pode se interessar também pela 'linguagem coloquial':

- brainly.com.br/tarefa/25699643

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares