Respostas
Olá, tudo bem?
A Crise de 1929, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
Quebra da bolsa de Nova Iorque
Toda essa prosperidade estava amparada em bases extremamente frágeis. O crédito desregulado e o crescimento da especulação financeira criaram uma bolha de falsa prosperidade que estava à beira do precipício.
O que acontecia, era que, com os salários ficando para trás, os lucros cresceram desproporcionalmente, e os prósperos obtiveram uma fatia maior do bolo nacional.
A Superprodução
Na década de 1920, a indústria dos Estados Unidos expandiu-se e a produtividade do trabalhador aumentou. Esse aumento na produção, no entanto, não foi acompanhado de aumentos salariais, pois os salários permaneceram estagnados. Assim, o mercado não teve condições de absorver a quantidade de mercadorias que eram produzidas. Isso abalou a esperança de rápida prosperidade de muitos que tinham ações de empresas americanas.
Milhares de pessoas resolveram vender as suas ações no dia 24 de outubro de 1929, no que ficou conhecido como Quinta-feira Negra. Nesse dia, mais de 12 milhões de ações foram colocadas à venda, o que deixou o mercado em pânico. Essa situação se estendeu por dias e na segunda, dia 28, mais 33 milhões de ações foram colocadas à venda. Imediatamente o valor das ações despencou, e bilhões de dólares desapareceram. A economia americana quebrou.
Consequências da Crise de 1929
-PIB nominal dos Estados Unidos caiu aproximadamente 50%
-O desemprego disparou e alcançou 27% (era 4% antes da crise)
-Importações caíram 70%
-Exportações caíram 50%
-Diminuíram em 90% os empréstimos internacionais
-Produção industrial caiu, no mínimo, 1/3
-Produção de automóveis foi reduzida em 50%
-Salário médio na indústria caiu 50%
-Falência de milhares de empresas e bancos
Milhares de pessoas perderam instantaneamente todo seu patrimônio, uma vez que ele estava investido em valores da especulação que haviam desaparecido com a quebra da bolsa.
Como pode ver, a Crise de 1929 foi algo que acabou com a economia dos Estados Unidos, afetando até outros países que não irei citar na resposta ;)
Espero ter ajudado :)
Se ajudei me siga por favor e bons estudos!!
Use máscara, álcool em gel e lave bem as mãos
A crise de 1929, também conhecida como A Grande Depressão, foi uma grande crise financeira mundial, estendida durante a década de 1930. Teve origem nos Estados Unidos, como resultado da queda da bolsa de Nova York na terça-feira, 29 de outubro de 1929, espalhando-se rapidamente para quase todos os países.
Momentos vividos pelos cidadãos, norte americanos.
- Superprodução e excesso de oferta
No sistema capitalista, as crises económicas são geradas pela quantidade de produtos no mercado. Se os clientes não compram tudo o que é produzido, os vendedores são obrigados a baixar os preços.
Por isso, o saldo das empresas cai em prejuízo e elas não investem para expandir os seus negócios e demitir trabalhadores.
Desemprego significa que as pessoas não têm dinheiro e não compram produtos. Assim, o ciclo se repete e a crise se agrava.
- O aumento da especulação financeira em Wall Street
O crescimento da riqueza na década de 1920 fez com que muitos indivíduos se interessassem em investir no mercado de ações. Querendo um lucro rápido, alguns compraram ações com dinheiro emprestado e observaram os seus retornos aumentarem.
Mas isso não se baseava nos valores reais das empresas, tudo virava uma aposta. De repente, o crash de outubro de 1929 aconteceu.
Entenda mais sobre crise de 1929 em: https://brainly.com.br/tarefa/51517173
#SPJ2