Quando se trabalha com educação a distância, a escolha do ambiente virtual de aprendizagem é sempre objeto de muita discussão. Afinal, embora existam diversas opções no mercado, pagas e gratuitas, cada uma delas tem particularidades que a faz ser mais útil em um contexto do que em outro.
Há alguns critérios a serem considerados no momento da seleção do AVA a ser utilizado em uma determinada instituição ou contexto:
- Público-alvo (quantos e quais são os seus alunos).
- Facilidade de uso (exigem conhecimentos prévios de internet, navegador, etc., ou é facilmente utilizado por qualquer um que o acesse).
- Custo (se é gratuito, pago por licença ou pago por estudante, por exemplo).
- Interação (quais ferramentas proporcionam quais tipos de interação no AVA, entre quais atores).
- Segurança e privacidade (os dados ficam devidamente resguardados para acesso apenas da instituição?).
- Modelo pedagógico da instituição (o que a instituição pensa sobre ensino e aprendizagem com tecnologias e como pretende colocar esses eixos em prática).
Cruzando esses dados com os critérios para seleção do AVA citados anteriormente, pesquise as possibilidades de AVAs que seriam adequados nessa situação.
Você acredita que é possível indicar algum AVA mediante essas informações? Ou acha que faltam dados para embasar essa escolha? Se você acha que os dados são suficientes, indique qual AVA você escolheria e quais os motivos, com base em cada um dos critérios informados.
Caso acredite que as informações não são suficientes, diga o motivo e quais dados adicionais seriam necessários.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:Sim acredito que seja suficientes! tendo em vista apenas critérios de base como:
- Público-alvo: aqui mostra direcionamento do púplico, ou seja algo planejado;
- Custo: Aqui tendo o analise total da classe social dos envolvidos;
- Interação: trazendo aqui a maneira mais didática possível para o entendimento dos alunos(as);
- Segurança e privacidade: algo indispensavél na hora de escolher um ótimo site, mesmo aos leigos que não sabem que a plataforma é segura torna respeitoso trazer algo tão seguro;
- Modelo pedagógico da instituição: pilar base para um local AVA no aprendizado On-line.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Não é possível, apenas com as informações dadas, delimitar um AVA para utilização. Para escolher um AVA com intencionalidade pedagógica, além de pesquisar diversos tipos e verificar suas características, é preciso outras informações. Ou seja, é indispensável que haja uma análise complexa de outros fatores além da tecnologia em si e do público-alvo, tais como: custo, interação, segurança, privacidade e, principalmente, os aspectos pedagógicos.
Além disso, é necessário considerar que o AVA tem como principal função apoiar a aprendizagem a distância, ou seja, sua escolha é fortemente influenciada pelo tema a ser ensinado (um AVA pode ser ótimo para o ensino de Ciências Humanas, mas pode não dar suporte à construção de fórmulas em Ciências Exatas, por exemplo) e pelo modelo pedagógico da instituição (se a instituição acredita que a construção do conhecimento só acontece de forma colaborativa, o AVA precisa suportar esse tipo de atividade).
Em síntese, a escolha de um AVA é extremamente complexa e, para poder planejar o seu adequado uso intencional pedagógico, vários fatores não descritos no Desafio (como custo, interação, segurança e privacidade) seriam necessários.
Explicação: