1- O Sistema Complemento é um
conjunto formado na sua maior parte
de cerca de 30 proteinas plasmáticas
ou séricas, sintetizadas por
hepatocitos e por macrófagos que
podem ser ativadas através, por meio
de 3 diferentes vias, com reações
sequenciais ou em cascata, i.e., cada
componente ativado é capaz de ativar
um outro componente do sistema
complemento. Pede-se: a) Descreva a
Via Clássica até a formação do CAM; b)
Características das outras vias; c)
Importância das partículas C3a C5a; e
do CAM; *
Sua resposta
Respostas
Resposta:
A) São iniciadas por anticorpos da classe IgG ou IgM forma o complexos com o antígeno. Possui outras substâncias, como os complexos da proteína C-reativa (PCR), determinados vírus e bactérias Gram-negativas, também podem ativar esta via. Os ativadores são reconhecidos por serem C1q, uma das três proteínas do complexo C1. Esta ligação ativa C1r que ativa a pró-enzima C1s. Então, C1s ativado cliva C4, resultando na fixação covalente do seu principal fragmento, C4b, à superfície do ativador. O componente C2 liga-se a C4b e é clivado por C1 em dois fragmentos (este processo necessita da intervenção de Ca2+ o Mg2+), dos quais C2b permanece ligado a C4b, completando a montagem do complexo C4bC2b, que é a C3 convertase da via clássica. Esta cliva C3 resultando na ligação de C3b à superfície do ativador e na ligação posterior de C3b à subunidade C4b2b, formando a C4b2b3b que é C5 convertase da via clássica.
O C5 converta-se junta ao C5, fragmenta o C5a e o C5b, junta o C5b com C6C7C8 e eles juntos polimerizam o C9 e com o C9 polimerizado é o formado o CAM (C9 é o complexo de ataque a membrana).
B) Características das outras vias.
Via clássica - ativado por anticorpos
Via alternativa - ativado por ácido siálico
Via lectina - ativado por manose
C) Importância das partículas C3a C5a ; e do CAM.
C3a, C5a e C4a possui atividade anafilatoxina: causa desgranulação dos mastócitos, aumentando assim a permeabilidade vascular e a contração de musculatura lisa.
A importância do CAM é a lise celular de bactérias e vírus envelopados.
Explicação: