Respostas
Contexto Histórico
A formação do estado nacional português está relacionada à expulsão dos mouros nas Guerras de Reconquista. Estas tinham como objetivo expulsar os mouros (muçulmanos) da Península Ibérica.
A Guerra da Reconquista gerou quatro novos reinos: Leão, Castela, Navarra e Aragão (territórios que hoje pertencem à Espanha).
O rei de León, Afonso VI, vai contar com a ajuda de nobres franceses na guerra contra os muçulmanos e um deles será Henrique de Borgonha. Ao final da guerra, Henrique de Borgonha é recompensado com o território do Condado Portucale (ou Condado Portucalense) e também se casa com a filha de Afonso VI, Teresa de Leão.
Funda-se, deste modo, a dinastia Borgonha ou Afonsina que governará esta região.
O herdeiro deste matrimônio, Afonso Henriques, proclama a independência do condado em relação ao reino de Leão, através de guerras e da assinatura do Tratado de Zamora.
Desta maneira, em 1139, é considerado o ano de nascimento de Portugal, ainda que faltasse o sul para ser reconquistado.
Portanto, em 1147, com a ajuda dos cruzados anglo-saxões que estavam a caminho da Terra Santa, Afonso Henriques conquista Lisboa, expulsando em definitiva, os muçulmanos do seu território. Mais tarde, em 1179, será confirmado rei pelo Papa Alexandre III.