Apesar de não nascermos preconceituosos, há uma configuração social que nos ensina, com exemplos práticos e discursivos, a compreendermos e tratarmos as pessoas de maneira diferenciada, de acordo com sua cor e/ou situação financeira. Dessa forma, apesar de não sermos naturalmente perpetradores desses preconceitos, muitas vezes, acabamos reforçando essa realidade de exclusão por meio de atitudes naturalizadas, ou seja, atitudes que empregamos sem qualquer pensamento crítico, como comentários e expressões que corroboram para um entendimento social desses grupos como inferiores. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 3. (Apostila) A partir do texto, avalie as afirmações a seguir: I. O preconceito é inato ao passo que se dissemina na sociedade. II. Atitudes naturalizadas significam atitudes internalizadas, aprendidas. III. Comentários em tom de deboche fazem com que grupos se sintam rebaixados. IV. O preconceito no Brasil está relacionado exclusivamente aos negros.
Respostas
Resposta:É correto apenas o que se afirma em
Resposta Selecionada:
Incorreta I e III.
Resposta Correta:
Correta II e III.
Explicação:
Feedback da resposta: Resposta Incorreta. O preconceito não é inato, é aprendido. No Brasil temos, entre outros, preconceitos relacionados a cor e situação financeira.
O preconceito muitas vezes está enraizado na sociedade, onde muitas pessoas acabam sofrendo com isso pelo fato de ser do lado desmoralizado e marginalizado, assim, as assertivas corretas são II e III.
A assertiva I está incorreta pelo fato de que o preconceito não é inato, ele é aprendido, ele vai se moldando de acordo com as atitudes das pessoas que estão ao seu redor e como elas lidam com as situações.
E a alternativa IV está incorreta pois o preconceito no Brasil, infelizmente, não são apenas relacionados com o racismo e sim também pelo status econômico, por gênero, por opção sexual e etc.
Leia mais sobre o preconceito no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/23713597