Respostas
Resposta:
A frequência respiratória é considerado um sinal vital sim.
Explicação:
Como todos sabemos o cérebro comanda o nosso corpo todo, e consoante respiramos esse oxigênio vai para o pulmões passando para o coração para ir para a corrente sanguinea para voltar para o coração em forma de dióxido de carbono para ser expelido do corpo. Então se a nossa frequência respiratória não estiver qssim tão boa, o oxigênio não chegará tão bem ao nosso organismo (células, sangue, cerebro etc..) essa baixa frequência pode levar à morte de alguma parte do nosso organismo por falta de oxigenação
Explicação:
No sistema de respiração humano, o oxigênio que é inalado é absorvido pelo sangue e o dióxido de carbono é expelido para o ambiente. Esse processo de troca entre os dois gases acontece quando o ar está nos alvéolos pulmonares. O resultado é a transformação do sangue venoso em arterial.
O normal é que os movimentos torácicos durante a respiração sejam simétricos, portanto se alguma doença afetar a caixa torácica de uma pessoa, pode ocorrer um diagnóstico antecipado observando-se algum tipo de assimetria nos movimentos da região do tórax.
A frequência respiratória, é geralmente medida por meio da visualização da expansão torácica contando-se o número de inspirações durante o período de um minuto.
Portanto é considerada um sinal vital entre os quatro sinais básicos, sendo os outros três: temperatura corporal, pulso e pressão arterial. Os sinais vitais são medidas estatísticas que servem de referência para profissionais da área da saúde avaliar o estado das funções corporais básicas de um paciente
O texto é grande mas espero ter ajudado