Na obra a ética protestante e o espírito do capitalismo como Max Weber explica o desenvolvimento do capitalismo?
Respostas
Resposta: Na obra, o autor destaca a relação particular entre a ética protestante e a questão do trabalho para mostrar, por exemplo, que :
o trabalho deve ser encarado como um dever (vocação) e não como uma obrigação; e
o aumento de salário não significa aumento da produção.
Ou seja, a maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.
Espero ter ajudado!
Explicação:
Resposta:
E.
a ética protestante teve fundamental influência na formação de condutas e valores e de um espírito capitalista, pois proporcionou o acúmulo de capital, valorizando o trabalho, a disciplina e a poupança.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
Segundo Weber, a ética protestante tem influência preponderante na construção de normas de condutas e valores que foram de acordo a um espírito capitalista. O estímulo ao trabalho para a prosperidade, à disciplina e à poupança gerou a acumulação de capitais. O crescimento do capitalismo, contudo, não fez desaparecer as religiões que não eram protestantes e, ao contrário do que Weber pensava, que o desenvolvimento das sociedades industriais faria desaparecer a religião, a religião até hoje se faz presente nas sociedades. Marx afirmava que a religião era o ópio do povo. Ele não afirmava que a religião serve para impedir o desenvolvimento do capitalismo, mas serve para manter o status quo e com isso os indivíduos não lutam para a mudança do sistema.