Em 1517, em protesto contra a presença de um vendedor de indulgências em Wittenberg, Lutero afixou na porta da igreja da cidade um cartaz com 95 teses que denunciavam, entre outras coisas, esse procedimento da Igreja Católica. O que era, segundo a doutrina católica, a venda de indulgências.
Escolha uma:
a. A indulgência era a prática do clero conceder o perdão para os fiéis, mediante a sua fé.
b. A indulgência era o perdão pelos pecados cometidos, que na época de Lutero, estava sendo “vendida”, inclusive por papas.
c. A indulgência era a prática de orações, penitências e jejuns.
d. A indulgência era a prática de ler as sagradas escrituras.
Respostas
A resposta é a letra B. (A indulgência era o perdão pelos pecados cometidos, que na época de Lutero, estava sendo “vendida”, inclusive por papas.)
Explicação: Durante a Idade Média, a Igreja Católica praticava a venda de indulgências, onde vendia-se a promessa de remissão do pecados, da salvação divina e a promessa da eternidade.
Deste modo, entende-se que a primeira alternativa não deixa de estar certa, mas está em incompleta, pois a remissão dos pecados era vendida pela Igreja, e não apenas concedida.
Resposta:
B). A indulgência era o perdão pelos pecados cometidos, que na época de Lutero, estava sendo “vendida”, inclusive por papas.
Explicação:
Indulgência (do latim indulgentia, que provém de indulgeo, "para ser gentil") é a remissão, total ou parcial, da pena temporal devida, para a justiça de Deus, pelos pecados que foram perdoados.