Respostas
Resposta:
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Os rios voadores possuem o principal papel na irrigação da agricultura extensiva, sendo portanto, um dos principais aspectos para a definição de produção, e ecologicamente são os responsáveis por manter o ciclo das águas, tomando as evaporações e enviando-as de volta as nascentes, sendo novamente absorvidas e evaporadas.