1) os confrontos armados na região do cáucaso são resultado de anos de disputas e desentendimentos que ultrapassam a própria eurásia. elabore um texto que indique pelo menos um motivo que justifica os conflitos na região. sua resposta
Respostas
Resposta:
O ditador Josef Stálin decidiu transformar, em 1922, o território da Ossétia do Sul em Região Autônoma da República Socialista Soviética da Geórgia. A medida colocou parte dos ossetas, grupo etnicamente ligado à Rússia, dentro do domínio territorial georgiano.
Apesar de o território georgiano não possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, ele abriga importantes dutos que abastecem as economias da Europa Ocidental com hidrocarbonetos, fato que amplia a ação russa contra as forças de emancipação.
A participação dos países da região do Cáucaso na União Européia contraria os interesses do governo russo, que não mede esforços em convencer esses países a fazerem parte da Organização Xangai de Cooperação (SCO).
A intenção do governo georgiano em juntar se à OTAN, aliança militar do Ocidente, pode ser considerada um desagravo ao governo russo, o que leva os EUA a agirem mais diretamente na resolução dos atuais conflitos na região.
A posição estratégica do território georgiano — está na rota dos dutos projetados para conduzir gás e óleo do Turcomenistão e do Azerbaijão (países pró-Moscou) até o litoral mediterrâneo — torna a ação militar russa mais intensa e imediata na área.
Explicação: Espero ter ajudado