Respostas
Resposta:
1. Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
2. Centro Histórico de Olinda (PE) 3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS) 4. Centro Histórico de Salvador (BA) 5. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG) 6. Brasília (DF) 7. Parque Nacional Serra da Capivara (PI) 8. Centro Histórico de São Luís (MA) 9. Centro Histórico de Diamantina (MG) 10. Centro Histórico de Goiás (GO) 11. Praça São Francisco em São Cristóvão (SE) 12. Paisagens Cariocas, Rio de Janeiro (RJ) 13. Pampulha, Belo Horizonte (MG) 14. Cais do Valongo, Rio de Janeiro (RJ)
Resposta:
O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Esta composição está definida na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, elaborada na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris (França), em 1972, e ratificada pelo Decreto No. 80.978, de 12 de dezembro de 1977.
A Convenção definiu, também, que o patrimônio natural é formado por monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas, formações geológicas e fisiográficas, além de sítios naturais. Nele a proteção ao ambiente, do patrimônio arqueológico, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são objeto de atenção especial.
Nesse sentido, a Lista de Patrimônio Mundial apresenta a conformação de um patrimônio comum, partilhado entre todos os países. Sua constituição é o resultado de um processo onde os países signatários da Convenção indicam bens culturais e naturais a serem avaliados. Tais sugestões contemplam a chamada Lista Indicativa, que é um inventário usado como instrumento de planejamento para preparação de candidaturas. As informações sobre cada candidatura são avaliadas por organismos técnicos consultivos, segundo a natureza do bem em questão, e a aprovação final é feita anualmente pelo Comitê do Patrimônio Mundial, integrado por representantes de 21 países.
Manual - Para dar maior visibilidade aos sítios brasileiros declarados Patrimônio Mundial, em 2013, o Iphan e Unesco lançaram o Manual de Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil – Orientações Técnicas para Aplicação. O objetivo da publicação é estimular gestores e comunidades locais a adotarem a identidade visual do Patrimônio Mundial na sinalização dos sítios culturais, naturais e mistos do país, valorizando assim a sua condição especial de detentores do título internacional concedido pela Unesco.
Continue navegando
Patrimônio Mundial Cultural
Brasília (DF)
Cais do Valongo - Rio de Janeiro (RJ)
Centro Histórico de Goiás (GO)
Centro Histórico de Diamantina (MG)
Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
Centro Histórico de Olinda (PE)
Centro Histórico de São Luís (MA)
Centro Histórico de Salvador (BA)
Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG)
Missões Jesuíticas Guaranis - no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS)
Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
Santuário do Bom Jesus de Matozinhos - Congonhas (MG)
Patrimônio Mundial Natural
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)
Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)
Patrimônio Misto
Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade