Respostas
Resposta:
Osteoporose
A osteoporose é uma condição de enfraquecimento dos ossos causado por problemas na produção de hormônios, baixa exposição à luz solar, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, doenças reumatológicas e até histórico familiar. O enfraquecimento dá-se pela falta de complexos minerais nos ossos. Como o esqueleto tem 90% da sua formação concluída até os 20 anos, o cuidado deve ser tomado ainda na infância, obtendo o maior consumo de cálcio, mineiras e vitaminas. O tratamento tem o objetivo de evitar a fratura dos ossos, diminuir as dores e manter a função do esqueleto.
.
Osteopenia
A diminuição da massa óssea pode causar a osteopenia e se não for tratada rapidamente, pode evoluir para a osteoporose. Essa condição não apresenta dor nem sintomas, por isso o perigo constante. Suas causa possuem o contrário da osteoporose como a alta exposição ao sol e a idade avançada. O tabagismo, alcoolismo e desnutrição também pode causar a osteopenia. Para o tratamento é indicado a prática de exercício físico, fisioterapia e o consumo de cálcio.
.
Reumatismo
Caracteriza doenças das articulações, músculos, ligamentos e tendões. Geralmente aparece em pessoas mais velhas e provocam dor, deformações e limitações de movimentos. Há a possibilidade de que o reumatismo apareça em órgãos internos, como coração e rins. O termo reumatismo pode caracterizar quase 300 doenças, incluindo a artrite reumatoide e artrite. Para cada doença há uma causa e um tipo de tratamento.
Resposta:
ameaças inusitadas aos ossos
1. Asma
O problema, famoso por ocasionar falta de ar, também abala a massa óssea, segundo pesquisa de várias instituições sul-coreanas. Ou melhor: especula-se que é o tratamento contra as crises, feito à base de corticoides, que traria essa consequência.
2. Ácido úrico
Em níveis elevados, ele desencadeia gota, cálculo renal, infartos… e fraturas. De acordo com um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, homens com essa molécula nas alturas correm um risco 62% maior de lesionar o quadril. Isso porque o quadro aumenta a concentração de hormônio da paratireoide. E ele, por sua vez, remove cálcio dos ossos. E, em excesso, pode acarretar osteoporose. Para evitar a sobrecarga de ácido úrico circulante, comece maneirando nos frutos do mar.
3. Câncer
Alguns tipos de tumor – como os de próstata, mama, pulmão e rim –, se não tratados a tempo, tendem a se espalhar para os ossos e arruniná-los. Sem contar que, embora mais raros, há tumores que se originam no próprio tecido ósseo.