Por que a Rússia é um dos países mais industrializados do continente europeu? explique e justifique
Respostas
Resposta:
A Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 Km2, ela faz parte de dois continentes, o Leste Europeu e Norte da Ásia.
Por ser um país continental, o clima é temperado e não sofre tanta influência da maritimidade, o inverno é bastante rigoroso e ao norte, o clima é polar.
A população totaliza 140,8 milhões de habitantes, a densidade demográfica é de 8,2 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria da população, cerca de 78%, reside na parte europeia do país.
A federação Russa é formada por 21 Repúblicas com variadas etnias, a república mais importante é a Rússia.
Visão da capital da Rússia, Moscou.
Século XX: Mudanças radicais
Em 1917, aconteceu a revolução Russa, conhecida como revolução Bolchevique, liderada por Lênin, derrubou o Czarismo e adotou o sistema socialista de economia estatal e planificada.
Em 1922, surgiu a (URSS) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, encerrando a guerra, que se tornou uma grande potência e passou a ser adversária de outra potência, os EUA.
A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto que seu oponente representava o capitalismo, cada um queria exercer hegemonia. Esse desconforto ou disputa, por colocar em prática um sistema político-econômico, ficou conhecido por Guerra Fria.
A URSS perdurou até 1991, por causa do fechamento econômico e político, e principalmente pelo estacionamento tecnológico e econômico, a URSS não conseguiu competir no mercado mundial. Outro fator foi o direcionamento na produção bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo.
No século XXI, a Rússia tem enfrentado problemas de países de terceiro mundo, como crises econômicas, grande número de desempregados e pobreza da população.
A indústria Russa
As indústrias Russas estão concentradas na parte europeia, região mais desenvolvida.
Uma década após o fim do socialismo a economia e, principalmente, o setor industrial ainda possui heranças da política socialista que deixou a Rússia atrasada tecnologicamente em relação às nações capitalistas.
Um dos principais erros que comprometeram a indústria russa foi o direcionamento na produção de indústria base e não de bens de consumo, hoje os seus produtos são de pouca qualidade.
Outra barreira encontrada pela atividade industrial é a matéria-prima, depois da fragmentação do território algumas repúblicas se tornaram independentes, algumas com jazidas em seu território, isso focou o aumento do valor e automaticamente do custo.
A Rússia tem produzido produtos primários que tem pouco valor em relação aos produtos industrializados, que geralmente são produtos de tecnologia avançada, atualmente alguns segmentos têm prosperado, outros não.