O homem trocado
o homem acorda da anestesia e olha em volta ponto ainda está na sala de recuperação. a uma enfermaria em seu lado. ela pergunta se foi tudo bem.
-tudo perfeito-diz a enfermeira sorrindo.
-eu estava com medo desta operação . . .
-porquê? não havia risco nenhum.
-comigo, sempre há riscos. minha vida tem sido uma série de enganos. . .
e conta que os enganos começaram com seu nascimento. houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os 10 anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. descoberto o erro ele foi viver com seus verdadeiros pais ponta ou com sua verdadeira mãe pois o pai abandonou a mulher depois que ela não soube explicar o nascimento de um bebê chinês.
-e o meu nome? outro engano.
-seu nome não é lírio?
-era para ser Lauro. se enganaram no cartório e . . .
os enganos se sucediam. na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. fiz o vestibular com sucesso, mas não consegui entrar na universidade. o computador se enganou, seu nome não apareceu na lista.
-há anos que minha conta de telefone vem com cifras incríveis. no mês passado tive que pagar mais de R$ 3mil.
-o senhor não faz chamadas interurbanas?
-eu não tenho o telefone!
conheceu sua mulher por engana ela confundiu com outro.não foram felizes.
-porquê?
-ela me enganava.
fora preso por engano. várias vezes. recebi a intimações para pagar dívidas que não fazia. até tive uma breve,louca alegria, quando quando houve o médico dizer:
-o senhor está desenganado.
mas também foi um engano do médico. não era tão grave assim. uma simples apendicite.
-se você disse que a operação foi bem. . .
a enfermeira parou de sorrir.
-apendicite?-perguntou hesitante.
-é a operação era para tirar o apêndice.
-não era para trocar de sexo?
1-por que podemos classificar o texto narrativo acima como um conto?
2-a estrutura do conto é fechada e objetiva, na medida em que esses tipos de texto é formado por apenas uma história e um conflito esse estrutura em três partes-introdução, desenvolvimento e clímax. reconheça, no texto, a parte que se refere ao clímax.
3-levando-se em consideração os elementos do conto (tempo, espaço, personagem, foco narrativo, diálogo, epílogo), retire do texto os elementos espaço e personagens.
4-podemos classificar o conto acima como:
(a) de terror
(b) fantástico
(c) de fadas
(d)de humor
(e) realistas
5-o foco narrativo é um elemento primordial dos textos narrativos uma vez que determina o tipo de narrados de uma narração. em outras palavras o foco narrativo, representa a "voz do texto" ponto que tipo de narrador é utilizado no texto?
(a) narrador personagem-esse tipo de narrador é um dos personagens da história (protagonista ou coadjuvante). nesse caso, a história é narrada em primeira pessoa do singular ou do plural ( eu, nós).
(b) narrador observador-esse tipo de foco narrativo apresenta um texto narrado em terceira pessoa (ele, eles). é determinado por um narrador que conhece a história e por isso, recebeu o nome de "observador". nesse caso, o narrador não participa da história e está fora dos fatos, ou seja, ele não é um personagem.
6-indique o tipo de discurso usado no texto (direto indireto ou indireto livre), utilizando exemplos do próprio conto.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1 por que ele está contando um conto
Explicação:
aqui eu irei explicar pq ele é um conto certo? quando nos contamos algo é um conto,tudo que contamos é um conto porém existe coisas com outras especificações quando conto uma lenda estou contando algo mais estou contando algo específico
ryanrobson253:
e os outros?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás