1-Numa determinada espécie de lagartixa a coloração das manchas oculares é determinada por epistasia recessiva . O alelo escravo dominante S é letal e determina cor negra enquanto seu alelo recessivo s determina cor vermelha. O fenótipo epistático é a ausência de mancha Se cruzarmos um casal de lagartixas duplamente híbridas, qual é a probabilidade desse casal ter um filhote com mancha vermelha? 2-Policarpo tem tipo sanguíneo A+ e é filho de Ademar que tem tipo sanguíneo O-. Ednésia tem tipo sanguíneo B+ híbrido para os dois sistemas sanguíneos. Calcule a probabilidade do casal Policarpo e Ednésia terem dois filhos com o tipo sanguíneo O-? 3-Se cruzarmos um coelho selvagem, filho de coelho albino, com uma fêmea Chinchila, filha de coelho Himalaia homozigoto, calcule a probabilidade deles terem dois filhos chinchila? 4-Santinha tem tipo sanguíneo B e namorou durante um mês com três rapazes ao mesmo tempo: Pedro que tinha tipo sanguíneo O, Marivaldo que tinha tipo sanguíneo AB e Jediael que tinha tipo sanguíneo A híbrido. Nove meses depois Santinha teve gêmeos fraternos um com tipo sanguíneo O e o outro com tipo sanguíneo AB. Sabendo-se que os dois filhos são do mesmo pai, responda qual dos três rapazes é o pai dos gêmeos? Justifique sua resposta. 5-Um casal possui os seguintes genótipos para a cor dos olhos: Aa bb cc DD Ee X AA BB cc Dd ee. Calcule quantos dos seus 16 filhotes terão olhos verde claros. 6-Se for destruída a estrutura quaternária do colágeno que é uma proteína fibrosa, esta perde sua função biológica. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Olá!
Explicação:
1. sabemos então que o gene S em homozigose é letal. todos os filhos que tiverem genótipo SS morrerão. se cruzarmos dois indivíduos heterozigotos para o alelo S:
S. s
S. SS. Ss
s. Ss. ss
sabemos que o gene em destaque irá morrer, então ele não é uma opção ao calcular a probabilidade. Sabemos também que o gene epistático recessivo determina a ausência de manchas. Isso quer dizer que independente de outros genes, se houver o genótipo ss, o indivíduo não terá manchas. Assim, procuramos um gene heterozigoto para o alelo s. a probabilidade será de 2/3.
2. primeiro, determinamos os genótipos:
Policarpo: IA_ R_
Ademar: ii rr
Ednésia: IBi Rr
por Ademar ser duplo recessivo e pai de policarpo, concluímos que os alelos dominantes foram provenientes da mãe. Assim, o genótipo de Policarpo será IAi Rr
agora vamos cruzar policarpo e Ednésia e a probabilidade de haver um filho O-:
IA. i. probabilidade de filho ii: 1/4
IB. IAIB IBi
i. IAi. ii
R. r. probabilidade de filho rr: 1/4
R. RR. Rr
r. Rr. rr
probabilidade de filho ii rr: 1/4 x 1/4 = 1/8
3. se o coelho selvagem é filho de coelho albino, sabemos que seu genótipo será obrigatoriamente CCa.
se a coelha chinchila é filha de himalaia homozigota, sabemos que seu genótipo será CchCh. queremos um chinchila. Vamos cruzá-los:
C. Ca
Cch. CchC. CchCa
Ch. ChC. ChCa
a probabilidade dos filhos serem uma chinchila, no caso a única opção sendo CchCa, é de 1/4 para qualquer número de filhotes.
4. Se santinha é tipo B e teve um filho O, então seu genótipo é obrigatoriamente IBi. Ela também teve um filho de tipo AB, o que quer dizer que o pai obrigatoriamente deve ter um alelo IA e um i. Assim, o tipo sanguíneo do pai é A (IAi). assim, o pai das crianças será Jediael.
5. Aa bb cc DD Ee: seus gametas podem ser:
AbcDE
AbcDe
abcDE
abcDe
AA BB cc Dd ee: seus gametas podem ser:
ABcDe
ABcde
agora vamos cruzar os gametas:
ABcDe. ABcde
AbcDE. AABbccDDEe. AABbccDdEe
AbcDe. AABbccDDee. AABbccDdee
abcDE. AaBbccDDEe. AaBbccDdEe
abcDe. AabbccDDee. AaBbccDdee
os olhos verdes claros serão aqueles com menor número de alelos dominantes. nesse caso, temos 3 dominantes como o mínimo. temos 2 indivíduos com 3 alelos dominantes, então a probabilidade entre seus 16 filhotes será de 4/16 ou 1/4.
6. mil desculpas, ainda não estudei essa matéria... espero ter ajudado! ;)