2.responda.
“Macunaíma ,o herói sem caráter “é considerado um dos clássicos literários mais importantes do movimento modernista no Brasil .a forma narrada (ou cantada )retrata um herói de nossa gente “.
A)apresenta uma análise do herói considerando “sem caráter “.
B)aponte o foco narrativo predominante na obra .destaque no texto e transcreva em seu caderno a (s) passagem(na)que justifica (m) a sua resposta.
C)Mário de Andrade utiliza-se de dois tipos de narradores para mediar as peripécias de Macunaíma,narrador-personagem e o narrador -observador.qual delas predomina no capítulo “V-piaimã “?retire fragmentos dos trechos ,justificando a sua resposta.
3.pesquise .
O autor utiliza na obra referências do folclore brasileiro e técnicas modernas,exaltando a brasilidade por meia da linguagem literária.
A)anote ,em seu caderno,os vocábulos indígenas encontrados nos textos .
B)busque em dicionários impressos ou digitais (online) os significados dos palavras selecionadas.
C)quais descrições (características física e psicológicas ) da personagem podem ser observadas no primeiro parágrafo do capítulo l de Macunaíma.
4.a velocidade da da urbanização nas décadas 10e20 do século passado da cidade de São Paulo foi tema de diversas narrativas literárias e visuais (pintura,produção cinematográfica etc.)
No “cap.lX -carta pras lcamiabas ,há traços do processo de modernização da capital paulista .localize a configuração do cenário urbano descrita pela protagonista e responda qual é a figura de linguagem presente no trecho.
5.observa o fragmento: “A máquina era que matava os homens porém os homens e que mandavam na máquina...constatou pasmo que os filhos da mandioca eram donos sem mistério e sem força da máquina sem mistério sem querer sem fastio ,incapaz de explicar as infelicidades por si .
Resposta.
A)Macunaíma chegou a que constatações?explique o sentido do trecho .
B)há um recurso linguístico em destaque ,a repetição da palavra “sem “.qual efeito o autor desejou provocar ?de a sua opinião.
Respostas
a) Macunaíma é um anti-herói, pois não possui as virtudes típicas de um herói. Juntam-se ao fato de ele ser negro e filho de uma índia, características como a preguiça, a irreverência, o materialismo (apego ao dinheiro).
b) O foco narrativo predominante é a terceira pessoa.
> "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite."
c) Predomina o narrador-observador.
> "As cunhãs tinham rido ensinado pra ele (Macunaíma) que o sagui-açu não era saguim não, chamava elevador e era uma máquina."
3. a) Os vocábulos indígenas encontrados nos textos.
macunaíma, Uraricoera, tapanhumas, maloca, jirau, paxiúba, Maanape, murua, poracê, bacorocô, cucuicogue, macuru, cunhãs, sagui-açu, inajás de curuatás.
b) Os significados das palavras selecionadas:
Macunaíma: aquele que trabalha durante a noite
Uraricoera: rio do veneno velho.
tapanhumas: tribo indígena
maloca: aldeia indígena
jirau: arranjo de madeira
paxiúba: espécie de palmeira
Maanape: nome do irmão de Macunaíma
murua, poracê, bacorocô, cucuicogue: danças indígenas
macuru: balanço
cunhãs: mulheres
sagui-açu: espécie de macacos inquietos
inajás: espécie de palmeira
c) Descrições físicas: preto retinto, feio
Descrições psicológicas: preguiçoso e materialista (apegado ao dinheiro)
4. A configuração do cenário urbano era de muita circulação de pessoas, ruas estreitas, grandes edifícios e proliferação de doenças que dizimavam os mais pobres.
> A figura de linguagem é a ironia, pois ao mesmo tempo que ele fala que a cidade é bonita e gentil, também revela a frieza e a crueldade presentes nela.
5. a) As constatações a que Macunaíma chega é de que, apesar a máquina ser uma criação do homem, este se tornou escravo dela, tornando-se infeliz. A máquina é a única que se satisfaz.
b) O recurso linguístico é a anáfora, produzida pela repetição do termo "sem".
> O efeito é de ênfase na incapacidade da sociedade paulistana de explicar sua infelicidade, causada pela escravidão em relação à máquina.
Pergunta 2:
O herói Macunaíma escrito por Mario de Andrade, é um herói diferente do que comumente apresentado em obras modernas, onde o protagonista é virtuoso e prestativo. Na obra homônima, Macunaíma apresenta os traços estereotipados de sua descendência. Filho de um negro e de uma indígena, ele é retratado como preguiçoso, ambicioso e irreverente.
Sua narrativa é realizada em terceira pessoa e no capítulo 5, se dá predominantemente através de um narrador observador, que não é onisciente e só narra o que é capaz de observar, ou seja, o que está sendo retratado ali na hora em que se passa no livro.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719193
Pergunta 3:
Vocábulos são termos contidos dentro de uma língua. A obra Macunaíma, de Mario de Andrade, utiliza diversos termos de origem indígena em suas páginas. Entre elas podemos citar:
- Macunaíma: o nome da obra e do protagonista significa "trabalhador noturno";
- Macuru: significa "balanço";
- Jirau: significa um enfeite feito de madeira;
- Cunhãs: significa "mulheres";
- Maloca: termo indígena que significa "aldeia";
- Tapanhumas: termo indígena que significa "tribo";
- Inajás de curuatás: nome que se dá para uma espécie de palmeira.
No primeiro parágrafo da obra, Macunaíma ainda é descrito como sendo apegado ao dinheiro e preguiçoso. Uma pessoa preta feia e retinta.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/32110344
Pergunta 4:
Durante o início do século XX, nas décadas de 1910 e 1920, a cidade de São Paulo passou por transformações modernizantes que a levaram de uma cidade produtora rural de café, para uma cidade considerada um centro urbano e industrializado.
Na obra, essa transformação é retratada através da circulação intensa de pessoas, dos grandes edifícios que a formam e das doenças que circulavam devido ao fluxo intenso de pessoas e das condições precárias onde a faixa mais pobre da população se encontrava. É descrita como uma cidade bonita, porém fria e cruel.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17654519
Pergunta 5:
Macunaíma, no trecho destacado, chegou a conclusão de que a máquina é uma invenção do homem e foi criada para servi-lo. Entretanto, o homem foi corrompido e se transformou em um escravo da máquina, sendo ele o serviçal em uma inversão de finalidades. Agora o homem se sente vazio e infeliz.
Isso fica explícito com a repetição do termo "sem" que indica a presença da figura de linguagem chamada anáfora, que se vale da repetição de termos no início de frases consecutivas como forma de enfatizar ainda mais o ocorrido.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26687720