Um fabricante de automóveis anuncia que determinado modelo, partindo do repouso, atinge a velocidade escalar de 90 Km/h em 8s. Isso supõe uma aceleração escalar média próxima de: a) 0,1 m/s² b) 3 m/s² c) 10 m/s² d) 23 m/s² e) 64 m/s² PRECISO ATE AS 08:30 POR FAVOR HELP KLLL
Respostas
Temos os seguintes dados:
A questão diz que o tal coisa parte do repouso, ou seja, a velocidade incial (vo) é 0m/s e o tempo inicial também é 0s, portanto vamos substituir a velocidade final, incial, tempo final e incial na fórmula da aceleração média, mas antes de substituir, note que a velocidade está em quilômetros por hora e as alternativas estão em metros por segundo, então vamos dividir por 3,6.
Agora sim podemos substituir:
Item b)
Espero ter ajudado
Resposta: Letra B.
Explicação: Bom, é dito que o móvel partiu do repouso, e isso imediatamente nos dá a informação de que sua Velocidade Inicial (V0), Instante Inicial (t0) e Espaço Inicial (S0) eram ambas iguais a 0 - m/s e m, respectivamente. É dito que ao fim do movimento, que durou 8s (intervalo de tempo, Δt), ele atingiu uma velocidade de 90Km/h, e pede-se sua Aceleração Média.
Primeiramente, deve-se realizar a transformação do valor da Velocidade Final, de Km/h para m/s, neste caso, dividindo-a por 3,6. Ao fim, encontraremos o valor de 25m/s para a Velocidade Final.
Agora, podemos simplesmente utilizar tais valores na tradicional fórmula da Aceleração Média, definida por Am = ΔV/Δt, uma vez que já possuímos todos os valoes que nos permitem realizar este cálculo. Inicialmente, entretanto, vamos definir o valor das variações de velocidade e tempo.
ΔV = V - V0
ΔV = 25 - 0
∴ ΔV = 25m/s.
Δt = t - t0
Δt = 8 - 0
∴ Δt = 8s.
Agora, finalmente, vamos calcular a Aceleração Média deste móvel.
Am = 25/8
∴ Am ≅ 3,12m/s². #Arredondando este valor, temos 3m/s².
Você obviamente pode perguntar em caso de dúvidas quanto à resolução, mas eu espero ter ajudado.