1 - Defina o conceito de coerção social.
2 - Defina o conceito de estrutura social.
3 - Detina o conceito de determinismo social
4 - Defina o conceito de solidariedade social
5 - Dcfina o conceito de anomia.
6 - Defina o conceito de relações sociais.
7 - Quais são as 3 matrizes que a sociologia produziu?
8 -- Explique o que é ação social e quais são 4 os tipos. Explique cada uma delas.
9 -- Defina classe social segundo Marx.
Respostas
Resposta:
1-“Coerção social”. ... Ao agrupar as palavras coerção e social, damos origem a expressão cunhada pela sociologia “Coerção Social”. Nesse sentido, a coerção social é caracterizada pela pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo (Tema muito presente na Sociologia de Durkheim e de Foucault).
2-Estrutura Social é um sistema de organização da sociedade que decorre de uma relação mútua e status social entre seus membros. É definida por diversos fatores, como econômico, político, social, cultural, histórico e religioso
3-O Determinismo Social é a crença de que o ambiente social é o maior influenciador na vida dos indivíduos; ou seja; acredita-se que o comportamento individual é moldado em função do ambiente social.
4-Solidariedade, ser solidário, é um movimento social centrado na defesa de interesses partilhados, que cultiva relações sociais e simpatias que geram um sentido de unidade em grupos de indivíduos ou classes sociais, em responsabilidade individual ou recíproca.
5-A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno.
6-Em ciências sociais, relação social refere-se ao relacionamento entre dois ou mais indivíduos no interior de um grupo social. As relações sociais formam a base da estrutura social. Nesse sentido, as relações sociais são o objeto básico da análise das ciências sociais.
7-Dentre as três matrizes podemos apresentar:
Matriz da racionalização;
Matriz da diferenciação social;
Matriz da condição moderna;
8-A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
9-A divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papéis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx. ... Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades políticas e ideológicas.
Explicação:
Espero ter ajudado