Respostas
Explicação:
As provas são divididas em:
- Provas de pista (realizadas na pista): alguns exemplos de provas de pista: corridas de 100 metros rasos, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 3000m, 5000m, corridas de revezamento e corridas com obstáculo.
- Provas de campo (realizadas no campo, dentro do estádio). São elas: salto em altura, salto com vara, salto em distância, salto triplo, lançamento de dardo, disco, martelo e arremesso de peso.
Os 110 metros com barreiras é disputada apenas por homens. O percurso de 110 metros é disputado numa linha reta e contém 10 barreiras com 110cm de altura na final sobe para 120cm. A primeira barreira é colocada a 13,72 m da linha de partida. As restantes 9 são dispostas em intervalos de 9.14 m . O percurso final até à meta é livre de barreiras e mede 14,1 metros.
Os 400 metros com barreiras, nesta prova, os atletas correm uma volta à pista, sem sair do seu corredor. A competição inicia-se a partir de uma linha de partida escalonada, que assegura a mesma distância para os atletas que correm do lado dentro da curva e os que correm do lado de fora. As 10 barreiras da prova medem 91.44 cm de altura na prova de homens e 76.20 cm de altura nos eventos de senhoras. A primeira barreira surge aos 45 metros da linha de partida; as seguintes são dispostas em intervalos de 35 metros e o percurso final até à meta mede 40 metros.
3.000m com obstáculos é uma prova disputada entre barreiras e fossos de água.
SALTO EM DISTÂNCIA
A prova tem uma longa tradição e apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos antigos. Na antiguidade, os atletas saltavam com halteres nas mãos, para ajudar no balanço e elevar o momento.
Salto em Altura
O salto em altura teve suas primeiras competições na Inglaterra, em meados do século XIX. As primeiras regras, muitas delas ainda usadas nos nossos dias, apareceram em 1865 e já previam, por exemplo, a possibilidade de três tentativas para se ultrapassar a fasquia. O salto em altura faz parte do programa da era moderna dos Jogos Olímpicos desde que estes tiveram início, em 1896, em Atenas.
SALTO TRIPLO
O objetivo final do salto triplo é fazer com que o atleta caia em uma caixa de areia com a maior distância possível, após ter tomado impulso com a corrida e ter completado três saltos.
Pentatlo Moderno
O pentatlo moderno é uma prova inventada pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, baseada na filosofia por detrás do pentatlo disputado nos Jogos Olímpicos antigos.
Pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos
Lançamento de dardo
A história do lançamento do dardo, pode ter sua origem na pré-história. Empregado, inicialmente na caça e, posteriormente na guerra, como arma de combate. É uma das provas mais antigas do atletismo, sendo disputada nos Jogos Olímpicos da Velha Grécia.